SAQUE-CALAMIDADE é garantido na CAIXA: entenda como funciona e quais os requisitos
Moradores de alguns municípios já podem solicitar a modalidade de saque do FGTS. Saiba mais.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) possui uma série de modalidades específicas para que os trabalhadores não acessem os valores deliberadamente. Na última terça-feira (11/07), por exemplo, a Caixa passou a liberar o saque-calamidade para alguns moradores de uma certa região do país.
Caso você queira saber melhor do que se trata essa modalidade, quem tem o dinheiro de sacar e como fazer a solicitação, acompanhe o texto a seguir e tire todas as dúvidas em relação ao benefício.

Quem tem direito ao saque-calamidade do FGTS?
A princípio, o saque-calamidade é, basicamente, uma modalidade voltada para os brasileiros que estão enfrentando problemas em relação a algum tipo de desastre natural ou calamidade pública. Por exemplo, é possível solicitar o saque em caso de alagamentos, chuvas fortes, rompimento de barragens, ciclones, tufões, furacões, vendavais intensos, dentre outros casos que podem danificar a propriedade dos moradores.
Nesse sentido, aqueles que moram em algumas regiões de Pernambuco e do Alagoas já podem se preparar, pois terão acesso à modalidade do FGTS em breve. Isso só é possível, a saber, devido ao decreto de calamidade pública emitido pela Polícia Civil desses municípios. Assim, o Governo Federal consegue reconhecer o caráter emergencial da situação e liberar o dinheiro.
Com isso, recentemente o ministro do Desenvolvimento, Wellington Dias, anunciou que as seguintes famílias podem realizar o saque-calamidade:
- Aquelas que possuem saldo nas contas do FGTS;
- Aquelas que não solicitaram a retirada do dinheiro pelo mesmo motivo em até doze meses anteriores.
Vale ressaltar que, segundo as regras do Fundo de Garantia, o valor máximo para saque nessa modalidade é de R$ 6.220.
Veja também: Seu FGTS está bloqueado? Saque pode ficar DISPONÍVEL em poucos dias, consulte
Veja como sacar os valores do benefício
Ademais, aqueles que quiserem e puderem ter acesso aos valores dessa modalidade podem solicitá-la de forma online, sem a necessidade de comparecer a uma agência da Caixa para isso. As duas formas de acessar o saque das quantias de forma remota são pelos seguintes links:
- FGTS (Android: https://bityli.com/InMQC ou iOS: https://bityli.com/giWTE);
- Site da Caixa Econômica (https://bityli.com/OVYCY3).
Para solicitar os valores relativos à modalidade, faça o seguinte:
- Baixe o app do FGTS e faça login;
- Depois disso, clique em “Meus saques” e, em seguida, opte por “Outras situações de saque – Calamidade Pública”, escolhendo seu município dentre a lista de cidades que aparecer;
- Agora, você precisará enviar os documentos necessários para a solicitação, como documento de identidade, além do comprovante de endereço no nome do titular da conta, etc.;
- Posteriormente, será necessário escolher a forma de saque, que pode ser presencial na agência bancária ou pela internet, informando o número de sua conta do internet banking da sua instituição financeira;
- Por fim, bastará aguardar o depósito da Caixa, que pode ocorrer em até cinco dias, ou então será necessário comparecer à agência, dependendo da forma de pagamento que você escolheu.
Veja também: Quem pediu DEMISSÃO também poderá sacar o FGTS? Entenda!