Saque-calamidade do FGTS já está disponível: saiba como SACAR o valor total

Cidadãos que foram afetados pelas tempestades podem contar com um saque exclusivo. Confira.

O Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) funciona como uma conta emergencial que libera os valores depositados aos trabalhadores que precisam de um dinheiro extra para diferentes possibilidades. Uma das modalidades presentes é o saque-calamidade, que auxilia cidadãos que passaram por desastres naturais.

Caso você queira entender de que forma essa modalidade funciona e quem pode acessá-la neste momento, continue acompanhando o texto e fique por dentro de todas as informações mais importantes sobre esse assunto.

Se você faz parte da população que foi afetada pelas fortes chuvas no RS, veja como ter acesso ao saque-calamidade do FGTS
Se você faz parte da população que foi afetada pelas fortes chuvas no RS, veja como ter acesso ao saque-calamidade do FGTS / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saque-calamidade disponível para brasileiros da região

Na última semana, a passagem de um ciclone extratropical causou desastres no Sul do país, deixando 40 mortos em, pelo menos, 11 cidades diferentes do estado. Como uma forma de apoiar as famílias prejudicadas pelo desastre natural, a Caixa Econômica, responsável pelo pagamento do FGTS, anunciou a liberação do saque-calamidade.

Através dessa opção, os trabalhadores que possuem dinheiro na conta podem acessar uma parcela de até R$ 6.220, desde que não tenham retirado o dinheiro da conta pela mesma razão dentro de um período de um ano. Além disso, a cidade que foi atingida deve estar na lista liberada pela Caixa em seu site oficial.

De acordo com as regras, para que isso aconteça, a prefeitura da região deve decretar situação de calamidade pública ou situação de emergência devido a algum ocorrido do gênero. Por sua vez, o Governo Federal deve reconhecer essa situação e, em seguida, o banco faz a liberação do saque para quem precisar.

Neste momento, essa modalidade está disponível para cerca de 50 municípios que foram atingidos pelo ciclone, que passou pelo estado gaúcho há pouco tempo. Para saber se a sua cidade está na lista das que podem ser contempladas, confira a plataforma oficial da Caixa: https://curtlink.com/NRCF1Xg. Lembrando que a lista é atualizada todas as sextas-feiras.

Veja também: Nova REGRA do saque-aniversário do FGTS pode afetar milhões de TRABALHADORES

Como posso sacar esse benefício do FGTS?

Ademais, para fazer o saque não é necessário sair de casa, uma vez que a solicitação pode ocorrer ao baixar o app do FGTS (Android: https://bityli.com/InMQC ou iOS: https://bityli.com/giWTE). Basta seguir essas orientações:

  • Primeiramente, entre no aplicativo e faça login. Caso ainda não tenha conta, é só criar uma rapidamente;
  • Escolha a opção “Outras situações de saque”;
  • Agora, escolha “Calamidade pública” como o motivo da solicitação;
  • Informe qual é o município em que você reside, que deve estar listado nesse momento;
  • O próximo passo é escolher como você prefere ter acesso aos valores, se através de um depósito em conta para movimentação digital ou se sacando em uma agência da Caixa mediante apresentação de documentos;
  • Agora, envie todos os documentos que forem solicitados;
  • Por fim, basta aguardar a análise do banco, que pode liberar o dinheiro em alguns dias.

Em caso de dúvidas, é importante entrar em contato com uma agência do banco ou procurar informações junto à Defesa Civil da sua região.

Veja também: FGTS com saque EXTRAORDINÁRIO: pagamento foi liberado HOJE (09), saiba tudo