- Publicidade -

Salário Mínimo: Trabalhadores começam a receber o reajuste de 10,18%

Entenda quando começarão os pagamentos com reajuste

0

No primeiro dia do ano, o reajuste do salário mínimo foi definido no valor de R$1.212, isso significa uma alta de 10,18%, que foi aplicada em concordância com as mudanças de preços na inflação durante todo o decorrer do ano de 2021, que foram medidos de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, conhecido pela sigla INPC.

- Publicidade -

O aumento também mexeu com o valor dos da aposentadoria. Dessa forma, o novo salário mínimo já está em vigor, porém, uma parte dos trabalhadores ainda não sabe a data em que vão começar a receber o salário já com o reajuste. A grande questão é saber se este mês o valor já será reajustado.

Veja a seguir mais informações sobre o assunto.

Salário Mínimo Trabalhadores começam a receber o ajuste de 10,18%
Salário mínimo tem reajuste de 10,18%, veja quando ele começa a ser pago. Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

Prazos para o reajuste no valor do salário mínimo

- Publicidade -

A principal dúvida que paira pela cabeça dos trabalhadores em janeiro, é saber a data em que o seu pagamento terá o valor reajustado de acordo com o salário mínimo. Contudo, é importante deixar explicado que não há uma data limite definida oficial para que isso deva ocorrer. Esse dia não existe por uma simples razão, o reajuste salarial dos trabalhadores é definido de acordo com cada contrato firmado entre o empregador, sindicatos da categoria e o funcionário.

Dessa forma, a primeira coisa que é de costume fazer, é a abertura de um processo pelo sindicato da categoria para que os pontos de interesse de ambas as partes sejam debatidas, de maneira que após as três partes entrarem em um acordo, o valor será homologado e só depois disso será será fixada uma data no qual o reajuste salarial da categoria passará a ser aplicado.

Para te deixar mais tranquilo, saiba que esse processo costuma acontecer ainda nos primeiros meses do ano.

Veja também: 14º salário do INSS tem valor definido e poderá ser pago este ano

- Publicidade -

Quais trabalhadores têm direito ao reajuste?

É importante frisar que todo o trabalhador contratado em regime CLT ou que tenha carteira assinada, tem direito ao reajuste salarial anualmente ou então através de Convenção Coletiva, que é definida pelo Sindicato.

A partir dessa informação é que o funcionário deverá ficar atento ao prazo para a atualização entrar em vigor e em qual será o percentual de ajuste que foi definido. Isso deve ser feito porque dependendo do tamanho da empresa, ela pode ter em seu leque de funcionários diferentes tipos de categorias, o que envolve diferentes sindicatos.

Veja também: Reajuste Aposentadoria 2022: Novo salário mínimo altera valor para Aposentados do INSS; Atrasados e PIS também são alterados

- Publicidade -

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais