Salário mínimo para 2023 tem cálculo ALTERADO: veja como será a conta para definir o novo valor

Novo salário deve começar a ser pago em janeiro

O salário mínimo é o valor mais baixo que os empregadores podem oferecer aos seus funcionários pelo tempo e esforço gastos na produção de bens e serviços no âmbito nacional. Esse também é o menor valor pelo qual um cidadão deve vender a sua mão de obra.

Além disso, o salário mínimo também conta com reajustes anuais que se dão de acordo com as estatísticas inflacionárias daquele ano.

Confira a seguir quais são os cálculos para o salário em 2023.

Saiba o que pode mudar no saláriox mínimo de 2023. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como será definido o salário mínimo para 2023?

Após as eleições, muitas pessoas tem se perguntado qual será o futuro do salário mínimo. Os coordenadores do governo eleito começam a discutir essa semana qual será a melhor forma de garanrir um aumento real para o salário dos trabalhadores.

De acordo com a Constituição Federal, o governo deve realizar o aumento do salário mínimo todos os anos. O valor deve ser reajustado tendo como base a inflação ou então pode estar acima desse nível, representando um aumento real.  Nos últimos anos, o valor concedido pelo Ministério da Economia ofereceu salários apenas referentes a inflação, dessa forma, os brasileiros não tiveram grandes oportunidades para elevar o seu poder de compra.

Então, nos últimos quatro anos o valor foi definido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o que torna o aumento indiferente em relação ao poder de compra, acontece  que o salário aumentou na medida que os produtos também elevaram de preço.

O governo do PT, quando esteve no poder entre os anos de 2006 e 2016, concedia o aumento anual com base na inflação e também no PIB acumulado nos últimos dois anos, o que fazia com que os trabalhadores obtivessem um saldo superior ao preço dos alimentos.

Agora que está de volta ao poder, o plano do governo eleito não pretende repetir a fórmula para 2023. O objetivo agora é pagar o valor de acordo com o somatório do PIB nos últimos cinco anos. O sistema ainda não foi aprovado mas é o que mais encontra respaldo na equipe do governo Lula.

Veja mais: Salário mínimo com AUMENTO REAL começará a valer em poucos dias? O que isso quer dizer?

Aumento do salário

Em entrevista para a CNN Brasil, um dos membros do governo Lula falou sobre as metas da equipe para o salário mínimo para o próximo ano. Segundo o senador eleito, Wellington Dias (PT-PI) a ideia é que o pagamento aconteça a partir de janeiro de 2023 com um aumento de 1,3% ou 1,4%.

O objetivo é garantir que seja feito o reajuste, que já tem uma previsibilidade pela inflação, assim agora o compromisso é de implementar a regra média do PIB dos últimos cinco anos. Neste primeiro ano, o senador revelou que o devido a momentos de PIB mais elevedados e momentos onde ele esteve mais baixo, o aumento deve ficar entre os percentuais citados anteriormente, em relação ao ganho real do ano que vem.

Os brasileiros podem contar com um ganho real nos próximos anos de governo a partir das médias que serão usadas para realizar o cálculo referente ao salário mínimo.

Confira também: REAJUSTE do salário mínimo pode impactar fortemente no seu bolso; entenda!