Notícias

Salário-mínimo: entenda a NOVA proposta do ministro da economia

Os vencimentos de um trabalhador e os benefícios previdenciários dos brasileiros não podem ser inferiores ao salário-mínimo, de acordo com a lei. O valor estabelecido, na teoria, leva em consideração tudo o que uma família precisa para sobreviver com dignidade. Mas, na prática, as famílias que ganham o mínimo sofrem com problemas financeiros.

Na realidade, o salário-mínimo passa por um reajuste anual. Atualmente, seu aumento leva em consideração o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Isso significa que seu valor muda, conforme a inflação do ano anterior. Até 2019, além do INPC, também se considerava o PIB (Produto Interno Bruto) do país na conta.

Agora, o Paulo Guedes, ministro da economia, propôs um novo plano econômico, caso o Presidente da República seja reeleito. Entenda quais as mudanças que ele defende no salário-mínimo, lendo esta matéria. 

Uma nova proposta de reajuste do salário-mínimo está gerando repercussão negativa entre os trabalhadores brasileiros – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o reajuste do salário-mínimo

Antes de mais nada, é importante entender como funciona o reajuste do salário-mínimo. Como já dito antes, ele aumenta conforme o índice da inflação. Então, na prática, seu poder de compra continua o mesmo. Afinal, ele sofre um reajuste, apenas para evitar perdas inflacionárias. Mas, nem sempre foi assim. Até 2019, o salário-mínimo passava por um aumento real. Além da inflação, o Governo Federal utilizava o PIB (Produto Interno Bruto) do país para conceder o reajuste. 

Assim, todos os anos, os trabalhadores podiam contar com um real aumento em seus salários, algo que não acontece desde 2019. Na realidade, o reajuste do salário-mínimo utilizando o PIB é uma promessa de campanha do ex-presidente Lula. Em contrapartida, o Bolsonaro gerou polêmica ao propor o oposto.

De acordo com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, o Governo Federal pretende desobrigar o reajuste do salário-mínimo usando a inflação. Ou seja, o trabalhador brasileiro não terá um reajuste que evite as perdas inflacionárias. Caso isso se concretize, o poder de compra das famílias irá diminuir, uma vez que os seus vencimentos não sofrerão reajuste. Isso é chamado de arrocho salarial e era muito comum no país na década de 1970. 

Segundo a Folha de São Paulo, o plano de Guedes é propor uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), logo após o segundo turno das eleições. Como a medida não é popular, ela não foi divulgada pelo Governo Federal. Após a repercussão negativa, o Presidente da República, que tenta reeleição, afirmou que manterá o reajuste do salário-mínimo pela inflação. 

Veja também: Entenda de uma vez por todas quais são as CONDIÇÕES de crédito do novo CONSIGNADO; saiba onde contratar

Valor do mínimo influência na economia

Diante disso, é importante dizer que o salário-mínimo não influencia apenas na vida do trabalhador, mas na economia como um todo. A partir desse valor, o Governo Federal calcula benefícios previdenciários, salários de servidores e até pensões. O piso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é atrelado ao mínimo. Além disso, o Judiciário estabelece o pagamento de indenizações com base no mínimo. 

Por fim, trabalhadores CLT, que recebem mais do que um salário, também são afetados. Já que seus vencimentos e reajustes são calculados com base no salário-mínimo. 

Veja também: Real digital: quais serão os EFEITOS da nova moeda brasileira na sua vida

Arthur Codjaian

Graduado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, trabalho com internet há quatro anos. Atuo como redator e Social Media, nas áreas de finanças pessoais e política. Sou apaixonado por gastronomia e tenho uma página de receitas e avaliação de restaurantes.

Compartilhe
Publicado por
Arthur Codjaian

Notícias recentes

Pessoas com cadastro no CadÚnico podem ter acesso a um EXTRA de R$ 51 todos os meses; confira

Os beneficiários que têm acesso ao CadÚnico devem ficar atentos às regras de concessão, pois…

2 horas atrás

Quem vai receber o Bolsa Família em JULHO terá acesso a 5 VANTAGENS exclusivas; confira!

Neste mês, milhares de beneficiários do Bolsa Família poderão receber 5 vantagens exclusivas do programa,…

10 horas atrás

Você sabia que pode QUITAR seu financiamento mais cedo? Veja como ter sua casa PRÓPRIA antes do prazo!

Pagar um financiamento pode acabar sendo uma pedra no sapato quando a dívida se estende…

11 horas atrás

Cometa RARO poderá ser visto em órbita após 69 ANOS: saiba como assistir!

Os amantes de astronomia ficarão felizes com o cometa que vai retornar à órbita da…

12 horas atrás

É possível REVERTER o cancelamento do Bolsa Família? Faça ESTES passos para voltar a receber

O cancelamento do Bolsa Família pode chegar para qualquer beneficiário, mas é possível reverter essa…

13 horas atrás

Licença-maternidade vai MUDAR: possibilidade de ampliação de prazo é REAL!

A licença-maternidade possui regras restritas atualmente, mas elas podem mudar para favoreceer as mães que…

14 horas atrás