SAIU o CALENDÁRIO do SISU 2021 ATUALIZADO: INSCRIÇÕES, NOTAS DE CORTE e MUDANÇAS na hora de escolher o CURSO estão confirmadas!

Atualizado Hoje!

SAIU o CALENDÁRIO do SISU 2021 ATUALIZADO: Veja a seguir como ficou o cronograma do Sistema de Seleção Unificada em 2021!

É oficial: está disponível o calendário do Sisu 2021 atualizado com as principais datas para quem quer entrar em uma universidade neste ano. Os alunos vão precisar usar as notas do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) que aconteceu de forma atrasada neste ano. 

Entenda também quais são as mudanças no Sistema de Seleção Unificada. Confira o que muda em relação aos anos anteriores e como você pode escolher um curso superior sem precisar pagar nada. 

SAIU o CALENDÁRIO do SISU 2021 ATUALIZADO:
Imagem: ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Sisu 2021 Datas

Desde o fim da tarde de ontem, milhões de estudantes puderam conferir como foi o seu desempenho na prova do Enem 2020. A grande maioria dos inscritos na prova estão pensando agora nas datas do Sisu 2021

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa usado para acesso em universidades públicas de todo o Brasil. São dezenas de opções em todos os estados brasileiros e tudo o que os alunos precisam fazer é usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio. 

A boa notícia é que o cronograma atualizado do Sisu 2021 já está disponível com as principais datas para quem quer começar um curso superior. E atenção: as inscrições para o Sisu já começam entre os dias 6 e 9 de abril. 

O calendário atualizado do Sisu 2021:

  • Inscrições Sisu 2021 – 6 a 9 de abril;
  • Resultado da chamada regular – 13 de abril;
  • Prazo para lista de espera do Sisu 2021– 13 a 19 de abril;
  • Matrícula chamada regular – 14 a 19 de abril;
  • Chamamento de lista de espera Sisu – 23 de abril.

Inscrições Sisu 2021

Quem já conseguiu conferir a nota do Enem e agora está aguardando as inscrições do Sisu 2021 já pode fazer o login no Gov.br que é o novo site integrado do Governo Federal. Agora as consultas de notas e os processos seletivos do MEC são todos disponibilizados neste site. 

O passo a passo para fazer a inscrição no Sisu em 2021 fica assim:

  • Acesse o site do Sisu (https://sisu.mec.gov.br/#/); 
  • Entre os dias 06 e 09 de abril clique na opção ‘Fazer inscrição’; 
  • Agora faça o login no site Gov.br (ou faça o cadastro); 
  • Confirme seus dados pessoais; 
  • Agora é só escolher até duas opções de curso, procurando por cidade, instituição ou nome do curso desejado; 
  • Pronto! Selecione até duas opções no Sisu e siga acompanhando as notas de corte diariamente. 

Notas de Corte Sisu 2021

Finalmente, algumas mudanças foram definidas para o Sistema de Seleção Unificada deste ano. A principal novidade afeta diretamente as notas de corte Sisu 2021 e na opinião de muitos alunos foi uma mudança muito ruim. 

De forma resumida, agora ficou muito difícil usar as notas de corte para escolher o curso que melhor serve para você. Isso porque anteriormente essa conta era feita usando como base apenas a primeira opção escolhida pelos estudantes e não as duas. 

Agora a conta das notas de corte atualizadas do Sisu 2021 aparecem diariamente usando as escolhas de primeira e segunda opção. Ou seja, se você escolheu um curso X e Y como opções, o aluno que for selecionar o curso Y como primeira opção vai ver a sua nota como parte do cálculo de corte. Isso, na prática, dificulta uma escolha mais tranquila. 

Mudança na hora de escolher curso Sisu 2021

Essa mudança do Sisu 2021 acabou sendo chamada por estudantes, no ano passado, de #errronoSisu. Essa hashtag na redes sociais mostrou que os alunos não gostaram desse novo formato de cálculo.

Para quem não sabe o que é a nota de corte do Sisu, esse é o resultado do candidato com menor desempenho que está aprovado em cada curso. Ou seja, para conseguir passar, você precisa tirar uma nota maior do que a nota de corte. 

CURSOS GRATUITOS: SENAC, SEBRAE, SESI e SENAR abrem MILHARES de VAGAS! Conheça as OPORTUNIDADES…

 

Leia Também