SAIU! Disponível atualização do Programa do IRPF 2021: Saiba como baixar e instalar o software

Daniel Larusso
Atualizado Hoje!

A atualização do programa de declaração de imposto de renda já está disponível para download aos interessados que precisam fazer o procedimento fiscal. Isso ocorre porquê com a prorrogação do prazo de entrega da declaração do Imposto de renda para 31 de maio de 2021, instituída pela Instrução Normativa 2010/2021, todos os vencimentos vinculados a essa data limite também foram prorrogados.

A versão do software é versão 1.3 e já emite os DARF com os novos vencimentos.

Saiba como baixar e instalar

Afim de evitar golpes ou programas de terceiros, nunca baixe programas que você precisa inserir dados pessoais de fontes não oficiais. Pois, você pode estar instalando malware na sua máquina e ter seus dados roubados por crackers na web.

Link oficial: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf

Ao escolher o programa conforme seu sistema operacional (Windows, MAC ou Linux) do IRPF 2021, faça o download e execute o instalador. Após isso, defina o local do diretório instalado e marque a caixa para criar o executável na área de trabalho, para facilitar o acesso ao software.

Os contribuintes que consultarem seus débitos pelo e-CAC ainda poderão ver os valores de DARF com vencimento em 30/04.  Após esta data, esses débitos aparecerão como vencidos.

Leia também: Restituição do Imposto de Renda 2021: confira como antecipar o pagamento nos bancos

A mudança desses vencimentos, na conta corrente do contribuinte, ocorrerá até 10 de maio, acertando todos os débitos para a data de vencimento correta, 31/05/2021.

A prorrogação do prazo de entrega e a disponibilização da nova versão do PGD (2021) foram realizadas para suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), com objetivo de proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença.

Importante destacar que, apesar da prorrogação do prazo, o cronograma de pagamento das restituições permanece o mesmo. Portanto, quanto antes for enviada a declaração, mais cedo o cidadão receberá a sua restituição de imposto de renda.

 

Leia Também