Após saber ISSO, você nunca mais vai sair de casa sem desligar o Wi-Fi

Você tem o costume de deixar sua rede Wi-Fi ligada mesmo quando sai de casa? Depois de saber essas informações, você com certeza vai repensar essa atitude!

Em um mundo cada vez mais conectado, nossos smartphones se tornaram uma extensão de nós mesmos, o que nos faz ficar cada vez mais conectados ao Wi-Fi, por exemplo. 

Entretanto, você já considerou os benefícios de desligar os dados móveis do seu celular? Pode parecer algo inofensivo e até estranho, mas na verdade pode trazer alguns benefícios importantes no dia a dia. Confira a seguir!

Você não desliga seu Wi-Fi quando vai sair de casa? Entenda como a prática pode ser útil no dia a dia!
Você não desliga seu Wi-Fi quando vai sair de casa? Entenda como a prática pode ser útil no dia a dia! / Foto: divulgação

Motivos para desligar o Wi-Fi do celular ao sair de casa

No geral, o uso da internet no celular pode ser muito benéfico no dia a dia, mas há momentos em que desligá-la faz bem. Confira quais logo abaixo. 

Economizando dados e bateria

Primeiramente, um dos principais benefícios de desligar os dados móveis é a economia de bateria e dados. 

Quando você está em uma área com Wi-Fi disponível, seu celular frequentemente alterna entre os dados móveis e o Wi-Fi, o que consome mais energia. 

Além disso, alguns aplicativos podem usar dados em segundo plano, o que pode ser indesejado e custoso. 

Dessa forma, desligar os dados móveis quando estiver conectado ao Wi-Fi ajuda a preservar a vida útil da bateria do seu dispositivo e evita o uso não autorizado de dados móveis, economizando dinheiro em seu plano de celular.

Aumente sua segurança

Em seguida, ao manter os dados móveis desligados, você pode aumentar sua privacidade e segurança online. 

Quando seus dados móveis estão ativados, seu dispositivo pode se conectar automaticamente a redes públicas não seguras, o que pode tornar suas informações pessoais vulneráveis a ataques cibernéticos. 

Ou seja, desativar os dados móveis quando não estiver em uso ajuda a proteger suas informações pessoais e evita que você se conecte a redes não confiáveis.

Foco na produtividade

Por fim, desligar os dados móveis também pode aumentar seu foco e produtividade. Sem notificações constantes de aplicativos e e-mails, você pode se concentrar melhor em tarefas importantes. 

Além disso, a constante verificação de redes sociais e e-mails pode ser uma distração. Desconectar-se ocasionalmente dos dados móveis permite que você se desconecte digitalmente e aproveite o momento presente.

Desligue o Wi-Fi e faça o teste!

Em resumo, desligar os dados móveis do seu celular de vez em quando pode proporcionar uma série de benefícios, incluindo economia de bateria e dados, aumento da privacidade e segurança, e melhoria do foco e produtividade. 

Experimente desconectar-se ocasionalmente e descubra como isso pode melhorar sua experiência digital e qualidade de vida.

Saiba mais: TODAS as compras internacionais serão taxadas? Governo e a polêmica da taxa estão de volta

Como deixar a internet via Wi-Fi mais rápida?

Você sofre com a internet lenta em casa? Então veja como melhorar a velocidade do seu Wi-Fi com dicas bem simples!

Coloque o roteador em locais estratégicos

A localização do seu roteador é crucial para a qualidade do sinal. Coloque-o em um local centralizado, longe de obstáculos como paredes e objetos metálicos, que podem interferir no sinal. 

Nesse sentido, evite colocar o roteador em armários ou cantos, pois isso limita o alcance do sinal. Além disso, mantenha o roteador longe de outros dispositivos eletrônicos que possam causar interferência, como fornos de micro-ondas e telefones sem fio.

Atualize o firmware do roteador

Ademais, verifique regularmente se o firmware do seu roteador está atualizado. Os fabricantes lançam atualizações para corrigir vulnerabilidades de segurança e melhorar o desempenho. 

Acesse o painel de controle do roteador (geralmente digitando o endereço IP do roteador em um navegador) e verifique se há atualizações disponíveis. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante ao atualizar o firmware.

Escolha um Wi-Fi menos congestionado

Por último, os roteadores Wi-Fi operam em canais específicos. Em áreas densamente povoadas, vários roteadores podem estar usando o mesmo canal, causando interferência e redução da velocidade. 

Você pode verificar qual canal está sendo usado pelos roteadores próximos e, se necessário, alterar o canal do seu roteador para um menos congestionado. Isso pode ser feito através do painel de controle do roteador.

Veja também: TV Box invadida pelos hackers? Anatel emite COMUNICADO para os brasileiros