“Fui aprovado e agora”? Saiba quando você vai RECEBER o empréstimo do Auxílio Brasil!

Os pagamentos serão atrasados devido ao número recorde de solicitações.

Os beneficiários do Auxílio Brasil aguardam com ansiedade para saber quando vai acontecer o pagamento do consignado. A primeira etapa de solicitação já foi cumprida por milhares de brasileiros, agora resta saber quando essas pessoas vão receber o empréstimo do Auxílio.

Antes de conferir a conta para ver se o dinheiro já foi depositado, é importante verificar qual o status da solicitação, se está em análise, foi negada ou aprovada. No caso de aprovação, o valor é depositado pelo banco na mesma conta que a pessoa recebe o benefício.

No entanto, o dinheiro tem um prazo para cair na conta. Inicialmente, o tempo definido pelo Ministério da Cidadania era de no máximo 2 dias após a aprovação, mas na prática está demorando um pouco mais. Durante os finais de semana e feriados, por exemplo, não há pagamentos.

“Fui aprovado e agora”? Saiba quando você vai RECEBER o empréstimo do Auxílio Brasil!
Beneficiários do Auxílio Brasil reclamam da demora para receberem o pagamento. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quando vou receber o empréstimo do Auxílio Brasil?

Sendo a Caixa, o aplicativo Caixa Tem recebeu um número recorde de solicitações, o que está causando os atrasos nos pagamentos. Foi registrado mais de 206 milhões de acessos no aplicativo Caixa Tem, em apenas 10 dias, para a solicitação de empréstimos.

Isso sem falar dos pedidos presenciais, que em todo o país já somam 26 mil. Sendo assim, os clientes da Caixa estão sendo avisados que o dinheiro pode demorar até 15 dias para cair na conta, ou seja pode ser que seja depositado somente após o segundo turno das eleições.

Alguns beneficiários também relataram problemas na solicitação do crédito, com taxas e seguro que juntos somam mais de R$ 200. Outros se surpreenderam com a informação de cancelamento do empréstimo, sem nenhuma justificativa ou explicação.

Veja também: Empréstimo do Auxilio Brasil “em processamento”: o que isso quer dizer?

Interrupção dos pagamentos

No último final de semana, entre às 18h da sexta-feira (21) até às 7h da segunda-feira (24) as operações do consignado do Auxílio Brasil foram suspensas em todos os canais. A interrupção ocorreu para a realização de uma manutenção do Dataprev no ambiente tecnológico.

A Caixa informou que a manutenção já foi concluída e que o sistema está funcionando normalmente. Foram implementadas melhorias para otimizar o tempo de análise e processamento das solicitações, acelerando os processos de contratação e o tempo de análise.

Até o momento o banco estima que aproximadamente 80% de todas as solicitações feitas já foram concluídas. No entanto, não informa o quanto de crédito foi solicitado e quanto foi liberado até o momento. Vale destacar, que além da Caixa outras 11 instituições financeiras estão fazendo o empréstimo.

Veja também: Novo CONSIGNADO do AUXÍLIO BRASIL está SUSPENSO? Entenda o que está acontecendo