Saiba os malefícios do NOME SUJO e como SOLUCIONAR suas pendências financeiras

Inadimplência atinge muitos brasileiros

Ao contrário do senso comum, a maioria das pessoas não ficam com o nome sujo por conta da irresponsabilidade. Na verdade, esse mal acomete a maioria dos brasileiros. Afinal, o país passa por uma de suas piores crises financeiras, com inflação e desemprego altos. Além disso, educação financeira não faz parte da cultura do país. 

Independente do motivo que levou alguém a ficar com o nome sujo, ficar marcado como inadimplente nunca é bom. Ficar sem créditos no banco, dificuldades em fechar negócios e não poder usar talões de cheques, são só algumas consequências. A boa notícia é que há como solucionar o problema e limpar o nome novamente. Saiba como, lendo esta matéria. 

malefícios-do-NOME-SUJO
Nome sujo faz parte da vida de boa parte da população – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Consequências do nome sujo

Primeiramente, caso a pessoa tenha o nome sujo, ela precisará lidar com uma quantidade grande de estresse. Bancos e empresas de cobrança ficam ligando com frequência, em vários horários do dia. Além disso, mandam mensagens por SMS, e-mail e WhatsApp. 

As consequências do nome sujo são:

  • Não conseguir realizar financiamentos e ficar sem acesso a créditos dos bancos;
  • Dificuldades para solicitar empréstimos;
  • Diminuição do score de crédito;
  • Não conseguir fazer compras em lojas que operam com sistema de crediário;
  • Não ter acesso a talões de cheques;
  • Não ter a possibilidade de alugar imóvel;
  • Negócios que estavam prestes a serem firmados podem ser anulados.

Diante disso, o brasileiro pode consultar se está com o nome sujo através da internet. Para isso, precisará fornecer seu CPF para a plataforma, uma vez que a situação financeira da pessoa é avaliada através do documento. 

Veja também: Cumpro as exigências, mas ainda não estou recebendo o Auxílio Brasil: o que fazer?

Como consultar se o nome está sujo

Pelo site do Serasa, é possível conferir se o nome está sujo. Basta acessar https://www.serasa.com.br/. Fazer um cadastro, ou efetuar o login. Depois, clicar em ‘Meu CPF’. Em seguida, selecionar a opção ‘dívidas negativadas’. Assim, aparecerá uma lista com todas as dívidas em aberto da pessoa.  No site da Serasa, também é possível negociar dívidas e limpar o nome, através do link: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/. Basta seguir o passa-a-passo da plataforma. 

Também há como consultar se o nome está sujo por outro site. O Boa Vista SCPC, disponibiliza a consulta através de sua plataforma. Através do link https://www.consumidorpositivo.com.br/. O interessado deverá se cadastrar ou efetuar login. Na opção ‘dívidas’, é possível ver quais são as contas que se encontram em atraso. 

Veja também: Feirão de imóveis CAIXA com até 70% de desconto; preços incríveis, veja como participar