Saiba como vai ser ELABORADA a PROVA do ENCCEJA 2020!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Saiba como vai ser ELABORADA a PROVA do ENCCEJA 2020 – Confira mais detalhes sobre como deverá ser montado o Exame de Certificação de nível nacional!

Com a atual crise no mercado de trabalho está ficando cada vez mais clara a necessidade de ter um bom currículo. É por isso que milhares de pessoas devem ser esforçar para terminar os estudos neste ano. Por isso é importante que você saiba como vai ser elaborada a prova do Encceja 2020

Para quem ainda não ouviu falar, essa é a principal forma de terminar o Ensino Médio e Fundamental rapidamente. Com apenas uma prova você pode conseguir os certificados que vão fazer toda a diferença na sua vida profissional e pessoal. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre esse exame. Entenda como deve acontecer a elaboração e organização dessa que é a prova mais aguardada por milhares de brasileiros e brasileiras em todo o país.

Saiba como vai ser ELABORADA a PROVA do ENCCEJA 2020
Imagem: Divulgação

Como vai ser Encceja 2020

Primeiramente, como vai ser o Encceja 2020? O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pela organização da prova. 

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, está sendo muito pressionado pela população que aguarda definições sobre o exame. Algumas notícias, porém, já foram confirmadas pela organização. 

Está com pressa? Saiba se é possível conseguir o Certificado do Encceja 2020 em 3 meses!

A primeira, e mais importante, é que o Encceja não vai ser em agosto. Em 2018 e 2019 a prova aconteceu nesse mês específico, mas em 2020 isso não será possível por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Quando falou isso, Alexandre também confirmou a prova do Encceja em 2020. Ou seja, a prova deverá acontecer, de acordo com ele, mas ainda estão sendo levados em conta os últimos detalhes do edital. 

Quando vai ser a prova Encceja 2020

Mas então quando vai ser a prova do Encceja 2020? Em recente coletiva de imprensa que fala sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Alexandre foi perguntado sobre mais detalhes da prova para quem quer terminar os estudos. 

De acordo com ele, a prova do Encceja vai ser em dezembro. Professores e especialistas estão aguardando agora o edital oficial que é o documento que deve trazer todos os detalhes sobre a prova. 

Ainda de acordo com Alexandre, a equipe do Inep está na fase final de preparação do edital do Encceja. Isso quer dizer que a prova está sendo pensada para ser adaptada durante o período da pandemia. 

Como vai ser o Encceja 2020

Por fim, como vai ser a prova do Encceja em 2020? Como o exame continuará mantendo o mesmo público (jovens e adultos que querem terminar os estudos) é pouco provável que venham grandes novidades. 

Pelo contrário, a estrutura do Exame Nacional para Certificação geralmente se mantém a mesma: são quatro provas com 30 questões cada (120 no total) e uma proposta de redação. O exame é dividido entre Ensino Fundamental ou Ensino Médio (para quem possui 18 anos ou mais). 

A prova do Encceja Ensino Fundamental deverá contar com as disciplinas:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física;
  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Redação. 

Já a prova do Encceja de Ensino Médio possui os eixos:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação. 

Para passar no Encceja 2020 é necessário alcançar sempre a nota mínima de 5 (de 10) na redação. Já nas provas específicas é necessário uma nota 100 (de 200). A correção acontece de acordo com o algoritmo específico similar ao do Enem, portanto não existe um número mínimo de questões. 

Para saber mais sobre o exame, acesse: https://pronatec.pro.br/urgente-prova-do-encceja-2020-ja-tem-data-confirmada/

 

Leia Também