Saiba como usar a nota do Enem para entrar no Sisu

Saiba como usar a nota do Enem para entrar no Sisu – Descubra como funciona o Sistema de Seleção Unificada e saiba como entrar para o Ensino Superior!

Saiba como usar a nota do Enem para entrar no Sisu – Confira todos os detalhes sobre como funciona o Sistema de Seleção Unificada e saiba como acessar o programa usando as notas do Enem

Muitas pessoas estão em dúvida sobre qual é a melhor maneira de buscar vagas dentro do mercado de trabalho nacional. É importante ter um bom currículo e para isso um curso de graduação poderá ser um grande diferencial e milhares de pessoas fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pensando nisso.

Com as notas do Enem é possível buscar diversas oportunidades diferentes para acessar definitivamente o seu espaço em uma instituição de ensino superior pública ou privada. Entre os destaques está o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Sabendo disso, selecionamos mais informações sobre como usar as suas notas. Saiba como fazer uso do seu desempenho para conquistar espaços interessantes e que poderão mudar a sua valorização profissional e pessoal.

Saiba como usar a nota do Enem para entrar no Sisu
Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

Como usar a Nota do Enem no Sisu

Como usar a Nota do Enem no Sisu
Foto: Divulgação

Afinal: como usar a nota do Enem no Sisu? Para quem não conhece, o Sistema de Seleção Unificada é um programa do governo federal brasileiro que funciona, hoje em dia, como a principal porta de acesso às universidades públicas de todos os estados brasileiros sem precisar de vestibular em alguns casos.

Todos os estudantes usam os resultados do Enem para inscrever-se no Sisu – desde que tenham tirado uma nota acima de zero na redação. Todo o processo de inscrição no sistema é gratuito e são diversas opções de universidades e faculdades públicas.

É sempre necessário destacar que o Sisu é 100% informatizado, ou seja, o candidato faz a sua inscrição online com o número de inscrição e a senha do Enem que já foram cadastradas automaticamente. O programa compara as notas do Sisu dos candidatos e classifica os que obtiveram as melhores médias no Enem.

Quem pode se inscrever no Sisu 2019?

Como participar do Sisu com o Enem

Como participar do Sisu com o Enem
Foto: Divulgação

Mas então, como participar do Sisu com o Enem? Segundo as regras do Sisu é necessário ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio mais recente, primeiramente. Esse é o primeiro pré-requisito para buscar uma vaga em uma instituição pública sem precisar de vestibular.

No momento que está participando do Sisu, o estudante deverá concorrer com outros candidatos que querem fazer o mesmo curso, na mesma instituição, município e modalidade de concorrência. A seleção Sisu acontece como uma espécie de vestibular: são selecionados os candidatos com maiores notas do Enem.

A inscrição Sisu 2019 deverá estar disponível no primeiro semestre do ano e os interessados devem acessar o site oficial do programa. Os estudantes que participaram do Enem 2018 e tiveram nota maior do que zero na redação podem inscrever-se pelo site: http://sisu.mec.gov.br/

Veja também como acessar o Simulador de Notas de Corte do Enem!

 

Leia Também