Saiba como FAZER o CADASTRO no CadÚnico pela INTERNET: GARANTA BENEFÍCIOS como o BOLSA FAMÍLIA e muito MAIS! Veja no PASSO a PASSO

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Saiba como FAZER o CADASTRO no CadÚnico pela INTERNET: Veja as últimas novidades sobre o Cadastro Único e como solicitar novas informações sem precisar sair de casa! 

Muitas pessoas estão querendo saber: como fazer o cadastro no CadÚnico pela internet? São milhões de pessoas que já estão com os dados no sistema enquanto outras ainda não conseguiram fazer a inscrição. 

Por isso, a seguir, vamos trazer detalhes sobre como fazer o cadastro. Entenda e saiba em quais situações ainda é possível inscrever seus dados sem sair de casa. São dezenas de benefícios para quem está atualizado no sistema!

Saiba como FAZER o CADASTRO no CadÚnico pela INTERNET
Imagem: Divulgação

O que é CadÚnico e para que serve

Vamos começar com o básico: o que é CadÚnico e para que serve essa inscrição? Muitas pessoas já ouviram falar sobre esse programa, mas não sabem exatamente qual é a utilidade desse tipo de serviço. 

O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema criado pelo Governo Federal para agregar o maior número possível de dados sociais da população. A intenção é ajudar na formulação de benefícios e programas que serão usados justamente como retorno para as pessoas. 

Esse sistema acaba sendo pré-requisito para dezenas de programas que são oferecidos por governos municipais, estaduais e Federal. Por isso, quem busca ajuda social geralmente precisa se inscrever e fazer o cadastro. 

Cadastro Único pela internet

O Cadastro Único pela internet é uma novidade que surgiu justamente por conta da pandemia do Covid-19. Em geral, as inscrições acontecem sempre presencialmente, mas agora existe essa abertura em algumas regiões. 

Como as inscrições do CadÚnico acontecem pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de forma presencial, a necessidade de isolamento social dificultou este acesso. Alguns municípios, a partir disso, fizeram a inscrição no Cadastro Único pela internet

Para isso, porém, é necessário conferir se o seu município está em situação de estado de calamidade. Apenas nesses casos é possível a solicitação e cadastro no sistema a distância (por telefone ou internet). 

Como fazer inscrição CadÚnico pela internet

A dúvida então fica: como fazer a inscrição CadÚnico pela internet? Nesse momento são apenas alguns poucos municípios com essa possibilidade de cadastro a distância e muitas funcionam apenas por telefone. 

Por isso, fica assim o passo a passo para inscrição no Cadastro Único:

  • Primeiramente, baixar o aplicativo Meu CadÚnico (ou acesse o site oficial: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/);
  • Adicione informações (nome completo, data de nascimento, nome da mães, etc.) e clique em ‘Emitir Certidão’; 
  • Caso seja emitido um documento é sinal de que você já está cadastrado no CadÚnico
  • Se não for emitido, procure o telefone dos CRAS da sua região e saiba se estão sendo disponibilizados atendimentos a distância pela internet; 
  • Ainda é possível ligar para fazer a inscrição no CadÚnico pelo telefone: 0800 707 2003. 

Ou seja, não existe ainda um Cadastro Único online em nível nacional. São os municípios que podem fazer esse tipo de cadastro a partir de solicitação de funcionamento em estado de calamidade pública durante a pandemia. 

Os interessados em saber se já estão cadastrados, porém, podem usar o aplicativo do Meu CadÚnico

Saiba mais sobre as inscrições no sistema e os benefícios disponíveis pelo CadÚnico: https://pronatec.pro.br/abertas-as-inscricoes-para-o-cadastro-unico-em-2021/?s=cadunico

 

Leia Também