Saiba como descobrir se existe DINHEIRO DISPONÍVEL para você usando APENAS o seu CPF!

Milhões de brasileiros podem ter dinheiro disponível para saque, mas sequer sabem disso. A grande novidade, portanto, é que é possível consultar esse valor apenas utilizando o CPF.

Com o fim de ano chegando e os gastos extras aparecendo, um dinheiro inesperado na conta, disponível para saque, poderia ser de excelente ajuda para a grande maioria dos brasileiros.

Para melhor entender, os brasileiros podem sacar até R$ 4 bilhões em dinheiro esquecido, bastando alguns passos extremamente simples e fáceis.

Acontece, no entanto, que a grande maioria das pessoas sequer sabem que existe a possibilidade de resgate desse dinheiro, ou mesmo sabem da sua existência.

Neste sentido, é extremamente importante conferir se existe dinheiro disponível para você, bem como a origem desse dinheiro e o que precisa ser feito para resgatá-lo.

CPF
Saldo disponível para resgate / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

De onde vem o dinheiro esquecido

Bem, primeiramente, é válido mencionar que a disponibilização desse dinheiro acontece em virtude de uma ação do Banco Central (BC), instituição responsável pelo gerenciamento da maior parte das finanças do país, incluindo da população brasileira.

Mais especificamente, existe uma leva de dinheiro esquecido pronto para resgate. Isto é, esse dinheiro pode ser proveniente de diferentes motivos, como por exemplo:

  • Dinheiro disposto em contas que foram encerradas antes da retirada dos valores;
  • Cotas de capital e de rateio das sobras líquidas dos beneficiários;
  • Participantes de cooperativas de linhas de crédito;
  • Dinheiro cobrado de forma indevida, como por exemplo, tarifas e parcelas, considerando a devolução dos valores;
  • Valores provenientes de consórcios que já foram encerrados.

Dentre as opções mencionadas, a mais comum acontece através do saldo esquecido em conta. Como por exemplo, um cidadão que tinha conta ativa no Banco do Brasil, não realizou o resgate nem movimentou a conta por um determinado período, resultado na desativação.

Assim sendo, somente no início desse ano o Banco Central disponibilizou mais de R$ 8 bilhões de dinheiro esquecido. Contudo, grande parte dos brasileiros ainda não realizaram o saque. Neste sentido, ainda existe metade do valor mencionado anteriormente, esperando apenas o resgate dos titulares.

Veja também: Complemente sua RENDA com TRABALHOS ON-LINE: mais DINHEIRO pra você!

Como consultar o saldo

Antecipadamente, como dito anteriormente, o Banco Central já realizou uma leva de resgate do dinheiro esquecido. Contudo, como grande parte dos brasileiros não realizou o saque, o BC está disponibilizando uma nova possibilidade de consulta desses valores.

Melhor dizendo, de acordo com as informações divulgadas pelo Banco, os brasileiros que ainda não realizaram o saque poderão consultá-lo em breve. Isto é, ainda não existe um calendário específico para liberação dos valores, contudo, estima-se que o mesmo ficará disponível em breve.

Dessa forma, as etapas para consultar o saldo disponível são bem simples. Confira:

  • Acessar o site oficial do Banco Central (bcb.gov.br);
  • Informar o CPF e as credenciais necessárias.

Para quem ainda não possui registro no GOV, é possível realizá-lo na mesma página, bastando encontrar a opção para registrar-se. Em seguida, será preciso comprovar a identidade dos indivíduos, qualificando a conta como “prata” ou “ouro”.

Isso pode ser feito apenas realizando login através de uma conta bancária vinculada ao GOV. Também é possível confirmar a identidade através do reconhecimento fácil. O passo a passo fica disponível na página em questão.

Por fim, é necessário aguardar que o Banco Central disponibilize o novo calendário com as datas disponíveis, para somente assim realizar a consulta do saldo.

Veja também: 7 opções para GANHAR dinheiro durante o período de final de ano