Saiba como CONSULTAR o SALDO do PIS usando seu CPF: Veja o VALOR disponível para SAQUE!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Saiba como CONSULTAR o SALDO do PIS usando seu CPF – Entenda como você pode verificar o saldo do PIS usando o seu documento de identificação!

Agora é hora de ficar atento para todos os possíveis benefícios em seu nome. Por isso é importante que você saiba como consultar o saldo do PIS usando seu CPF. Isso porque muitas pessoas nem sabem que possuem esses valore em seu nome. 

Por isso a seguir vamos falar um pouco mais sobre como funciona o saldo do programa. Entenda e saiba se você pode receber valores agora ou se a sua conta está sem algum saldo disponível no momento. 

Saiba como CONSULTAR o SALDO do PIS usando seu CPF
Imagem: Divulgação

Valor de Saque PIS 

Primeiramente, como posso saber se tenho um valor para saque do PIS? Para entender isso é importante entender exatamente de onde surge esse dinheiro e porque as pessoas podem receber ele. 

O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição social que as empresas pagam. Ou seja, é um dinheiro que financia o valor de seguro-desemprego e abono salarial dos trabalhadores e colaboradores da instituição. 

E porque ele aparece como PIS/Pasep muitas vezes? Porque o Programa de Formação de Patrimônio ao Servidor Público, como indica o nome, é um tipo de benefício equivalente para funcionários públicos. 

Em geral, o pagamento dessas parcelas são disponibilizadas para os dois públicos simultaneamente. É o que está nessa última liberação dos valores de ano-base 2018 e 2019. 

Como consultar saldo PIS

Mas então como consultar o saldo do PIS? Geralmente quem pergunta isso quer saber especificamente do abono salarial. Mas para saber o valor do abono você deve saber, primeiramente, o número do seu documento. 

Por isso, para saber o número do PIS, siga o passo a passo:

  • Acesse o portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/); 
  • Escolha a opção em ‘Entrar’ que fica no canto superior direito;
  • Use a opção ‘Cadastre-se’;
  • Agora preencha o formulário com os dados solicitados (data de nascimento, nome, e-mail, CPF, celular, nome da mãe e estado de residência); clique em ‘Próxima’;
  • Importante: anote a senha que o sistema vai criar automaticamente;
  • Agora use seu CPF e a senha;
  • Depois de fazer o login, altere a senha de sua escolha;
  • Acesse agora usando a sua senha;
  • Clicando agora no canto superior direito, você vai encontrar seus dados: nome, CPF e NIT/PIS!

Agora que você tem o número, é hora de consultar saldo abono salarial PIS. Existem diversas maneira, mas algumas delas são as mais práticas. A principal delas é:

  • Baixe o aplicativo Caixa Trabalhador (na Play Store ou Apple Store); 
  • Acesse suas informações usando CPF e número do NIS; 
  • No aplicativo você encontrará o botão que fala sobre Abono Salarial e poderá ver o saldo. 

Outra opção para saber o saldo do abono salarial PIS é usando o Cartão Cidadão em qualquer caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal. 

Calendário Abono Salarial PIS Pasep 2020/2021

Por fim, é importante ficar atento para o calendário do abono salarial PIS Pasep 2020/2021. Os valores começaram a ser pagos no dia 30 de junho e os trabalhadores vão receber diretamente em conta (correntistas da Caixa ou Banco do Brasil). 

A boa notícia é que, quem não sacou o valor referente à 2019/2020 também pode obter os valores. A seguir confira o calendário de pagamento PIS Pasep tanto para trabalhadores da iniciativa privada (PIS) como funcionários públicos (Pasep). 

Confira:

Calendário de pagamento do PIS

Calendário de pagamento do PIS

Calendário de pagamento do Pasep

Calendário de pagamento do Pasep

Previdência PAGA BENEFÍCIO de R$1.045: Cadastro para quem NUNCA CONTRIBUIU!

 

Leia Também