Saiba como CONSULTAR o INSS PAGO: Extrato de Contribuições – Passo a Passo

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Saiba como CONSULTAR o INSS PAGO – Entenda como funciona o processo de consulta das contribuições ao INSS rapidamente!

É importante sempre que você fique com a sua documentação em dia e que tenha controle sobre a sua situação financeira. Por isso é importante que você saiba como consultar o INSS pago para ter sempre uma noção de como está o seu cadastro. 

Esse tipo de documento pode ser interessante em caso de algum problema na sua inscrição ou da necessidade de renovação de algum benefício. Por isso saber onde está o extrato de contribuições pode ser importante. 

A seguir vamos explicar um passo a passo com todos os detalhes sobre o Instituto Nacional de Seguro Social. Fique ligado e saiba exatamente como funciona esse processo. 

Saiba como CONSULTAR o INSS PAGO
Imagem: Divulgação

Extrato de Pagamento INSS 2020

Mesmo que você nunca tenha conferido os detalhes sobre essa documentação é importante aprender a conferir o Extrato de Pagamento do INSS 2020. Esse serviço garante que os cidadãos possam conferir todos os detalhes dos seus vínculos previdenciários e trabalhistas. 

Essas informações ficam sempre no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Qualquer trabalhador pode conferir esses detalhes sem precisar sair de casa. Isso pode ser feito pela internet sem problemas. 

Entre os serviços disponíveis no extrato de pagamento INSS estão:

  • Conferir dados gerais do empregador; 
  • Verificar o período trabalhado e a remuneração recebida em cada situação; 
  • Consultar as contribuições feitas em Guia da Previdência Social (GPS) – quem é contribuinte individual e/ou prestador de serviço. 

Existem diferentes documentações e contribuições disponíveis possíveis de serem verificadas pelo serviço. Por isso a seguir vamos falar das principais. 

Como retirar Extrato de Pagamento INSS

Muitas pessoas ainda não sabem como retirar o Extrato de Pagamento do INSS. Por isso pode ser interessante saber exatamente como funciona esse serviço e como é o passo a passo para ter essa documentação em mãos. 

É importante saber fazer isso para conferir se está tudo certo com os valores de seu benefício (como aposentadoria, por exemplo) ou datas em que os bancos estão fazendo os pagamentos. Confira a seguir o passo a passo para retirar extrato de pagamento INSS:

  • Entre no Portal do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/);
  • Faça o seu login (ou cadastre uma nova senha, caso nunca tenha acessado); 
  • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”.
  • Agora vá até “Novo requerimento” e digite no campo “pesquisar” a palavra “pagamento”; agora selecione o serviço que você quer; 
  • Agora é necessário agendar sua retirada de extrato – com data e hora;
  • Depois disso é necessário ir até o INSS com sua documentação: documento de identificação com foto; CPF (em caso de procurador ou representante); procuração ou termo de representação legal – caso alguém vá fazer a retirada do extrato para você.

Como tirar Extrato do INSS pela internet

A opção de saber como tirar o extrato do INSS pela internet talvez seja a mais confortável para você no momento. Esse serviço facilita principalmente em um período de pandemia em que é necessário evitar aglomerações. 

Confira, portanto, o passo a passo para solicitar o extrato do INSS pela internet:

  • O primeiro passo é acessar o site Meu INSS;
  • Se você ainda não possui cadastro, aperte no botão “login” e em seguida selecione a opção “Cadastre-se”; crie uma senha com 8 caracteres (no mínimo), com letras e números;
  • Agora, com cadastro feito, você só precisa selecionar a opção “login” no canto superior direito da tela no Meu INSS e usar seus dados; 
  • Agora na tela principal clique na opção “Extrato de Pagamento de Benefício” – que fica do lado esquerdo da página – e faça a emissão do documento rapidamente. 

Receber ATRASADOS do INSS: Saiba o que fazer e quem tem direito a SOLICITAR o VALOR

 

Leia Também