Seu Bolsa Família pode ser sido bloqueado: veja como consultar o status do benefício

Confira todos os detalhes sobre como consultar  para saber se o seu Bolsa Família está bloqueado

O programa Bolsa Família é considerado por especialistas como fundamental para a população brasileira. Embora seja destinado a famílias em situação de vulnerabilidade econômica, ele faz a economia girar e tira milhões de pessoas da extrema pobreza.

A grande questão, contudo, é que esse benefício pode ser bloqueado. Se você é beneficiário e percebeu que não está recebendo o valor esperado, fique ligado para verificar o status do seu cadastro. Neste artigo, fornecemos informações sobre como fazer isso. Confira!

Consulta Bolsa Família
Confira todos os detalhes sobre como consultar o Bolsa Família para saber do bloqueio (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Motivos para bloqueio do Bolsa Família

Antes de mais nada, é importante lembrar que não existe um só motivo que pode bloquear os seus pagamentos. 

Para facilitar, selecionamos as principais causas desse tipo de situação. Em geral, é importante lembrar que o bloqueio é uma etapa antes do cancelamento. Dificilmente alguém é cancelado rapidamente. 

  • Atualização Cadastral: beneficiários que estão há muito tempo sem atualizar as informações do Cadastro Único (CADÚnico) podem ter esse tipo de problema. Manter as informações atualizadas é fundamental;
  • Renda Familiar Acima do Limite: estamos falando de um programa para pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza. Se a renda familiar ultrapassar os limites estabelecidos, o benefício pode ser bloqueado;
  • Falta de condicionalidades: existem alguns requisitos específicos que precisam ser seguidos. Por exemplo, as crianças pequenas devem estar matriculadas em escola. A falta disso pode causar bloqueio. 

Veja também: Beneficiários do Bolsa Família precisam renovar o cadastro para continuar recebendo em 2024?

O que fazer se estiver com o Bolsa Família bloqueado?

O primeiro passo é saber o motivo do bloqueio. Isso é fundamental para conseguir fazer o que for necessário. 

Isso é feito a partir de uma consulta simples (confira como fazer no fim do texto). Depois disso, é obrigatório atualizar seus dados no CadÚnico. 

Isso é feito através da unidade mais próxima do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Caso ainda tenha problemas, entre em contato com a Caixa Econômica Federal – se o problema for sobre os pagamentos apenas. Mas a maioria das questões são alteradas pelo próprio CRAS. 

Como consultar o bloqueio do Bolsa Família

Por fim, o melhor caminho para fazer a consulta completa do seu cadastro é pelo próprio CRAS. 

As assistentes sociais e funcionários poderão ajudar a entender qual é a situação com detalhes. Não conseguiu ser atendido?

Então existe uma série de números que podem ajudar a consultar o Bolsa Família. São eles:

  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social: 121;
  • Ouvidoria: 0800 725 7474;
  • Caixa Cidadão: 0800 726 0207;
  • SAC Caixa: 0800 726 0101;

Outra opção interessante é manter sempre o aplicativo Caixa Tem atualizado e logado. Por ele você pode saber, não necessariamente o motivo, mas quando está bloqueado. 

Existem situações em que a resolução é mais simples do que você imagina. Muita gente, por exemplo, apenas esqueceu de atualizar o aplicativo. Por isso, verifique se você está com as últimas versões – na Play Store ou Google Play, a depender do seu celular. 

Veja também: Descubra quem pode ser afetado pelo pente-fino do Bolsa Família no final do ano