RODADA de PAGAMENTOS da 1ª PARCELA do 13° SALÁRIO para APOSENTADOS: Veja as DATAS e CONSULTE o VALOR..

Atualizado Hoje!

RODADA de PAGAMENTOS da 1ª PARCELA do 13° SALÁRIO para APOSENTADOS: Entenda como vai ficar o pagamento do abono extra do INSS!

O atraso nos pagamentos da 1ª parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS em 2021 pode se manter. É isso que estão falando advogados especialistas que acompanham os trâmites da Previdência Social. 

Se você ainda não sabe qual é a posição oficial do Governo Federal, confira todos os detalhes a seguir. Entenda e saiba quais são as datas prováveis para o início dos pagamentos e como fazer a consulta dos pagamentos. 

RODADA de PAGAMENTOS da 1ª PARCELA do 13° SALÁRIO para APOSENTADOS
Imagem: Divulgação

13º Salário 2021 Antecipado INSS

Em janeiro existia um otimismo grande em relação ao 13º salário antecipado para aposentados do INSS em 2021. Os beneficiários deste grupo, bem como pensionistas e equivalentes, aguardavam ansiosamente o início dos pagamentos. 

Mas mesmo depois de confirmar a antecipação do 13º para aposentados e pensionistas, o Governo Federal precisou segurar os depósitos. E isso está acontecendo agora por conta do Orçamento Geral da União 2021. 

Para quem não está acompanhando, o resumo é o seguinte:

  • Senado Federal e Câmara de Deputados aprovaram o Orçamento 2021 com o texto que foi enviado para as casas respectivas; 
  • O texto original, porém, extrapolou gastos públicos e faria com que o Executivo furasse o teto de gastos; 
  • Por isso, o presidente Jair Bolsonaro ainda não sancionou o Orçamento 2021 com medo de estourar o teto. Por isso, a liberação de recursos para os pagamentos do décimo terceiro do INSS ainda não estão liberados. 

Primeira parcela 13º Aposentados 2021

Por conta de toda essa instabilidade, a primeira parcela do 13º para aposentados em 2021 está sendo sempre adiada: o pagamento deveria ter acontecido em fevereiro, depois março e mais uma vez foi aguardado em abril. 

Agora, porém, especialistas estão cravando o pagamento do 13º do INSS 2021 para o mês de maio. De acordo com eles, é possível que o Orçamento seja discutido até o fim de abril e isso acarretaria na votação de novo texto e liberação dos depósitos no mês seguinte. 

O pagamento da 1º parcela do décimo terceiro em 2021 poderia estimular a economia a partir de R$ 50 bilhões. Isso indica um valor maior do que o próprio teto do Auxílio Emergencial, de R$ 44 milhões. 

Calendário 13º Aposentados INSS

Mas como ficaria então um possível calendário do 13º para aposentados e pensionistas do INSS em 2021? Essa projeção já está sendo feita neste momento e alguns caminhos indicam os pagamentos acontecendo em maio e junho. 

O site Jornal Contábil fez uma projeção de possível calendário da 1ª parcela do décimo terceiro INSS em 2021. As datas de pagamentos ficam assim:

calendário da 1ª parcela do décimo terceiro INSS em 2021

Consulta 13º INSS 2021

Finalmente, a consulta do 13º INSS pode ser feita diretamente pelo site oficial. Os valores todos podem ser verificados pelo portal bem como detalhes sobre os cadastro e novas solicitações. 

Para consultar o pagamento do décimo terceiro do INSS é só seguir o passo a passo:

  • Acesse o site https://www.gov.br/inss/pt-br;
  • Selecione o guia INSS no topo da página;
  • Vá até a opção “Consulta de situação de benefício”;
  • Agora clique em “Acompanhar pedido”;
  • Pronto! A página será encaminhada para o Meu INSS.

Para saber mais sobre a consulta do INSS sobre o décimo terceiro, acesse: https://pronatec.pro.br/consulta-inss-beneficio-liberada-numero-cpf/?s=consulta+inss

Publicado em: INSS
 

Leia Também