Lista reúne 7 conteúdos que você PRECISA revisar antes de fazer o Enem 2022

Aproveite para revisar antes do grande dia!

O Enem 2022 está chegando, mas ainda dá tempo de estudar um pouco mais para se preparar para o grande o dia. Pensando em te ajudar nesse momento, separamos sete conteúdos importantes que não podem faltar na sua revisão, pois são assuntos que conversam entre si.

Portanto, saber um pouco mais sobre eles pode te ajudar a garantir uma nota satisfatória na prova, aumentando suas chances de entrar para a universidade dos sonhos. Continue nos acompanhando logo abaixo para não perder essas dicas!

Se você vai realizar o Enem 2022 neste mês, não deixe de conferir sete conteúdos para revisar antes do exame!
Se você vai realizar o Enem 2022 neste mês, não deixe de conferir sete conteúdos para revisar antes do exame! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia1 / pronatec.pro.br

Conteúdos para revisar antes do Enem 2022

De acordo com o calendário oficial, as provas estão programadas para os dias 13 e 20 de novembro. Ou seja, o primeiro dia de exame ocorre daqui uma semana. Apesar disso, ainda dá tempo de se preparar! Vamos lá?

1) Matemática: geometria plana

Dependendo do curso que você escolher, a disciplina de matemática pode ter um peso tão alto quanto a própria redação. Por esse motivo, é bom ir mais a fundo no conteúdo, especialmente quando se fala em geometria plana. A dica aqui é ir além do estudo das figuras sem volume e focar mais na realização dos cálculos de perímetros e áreas, pois eles caem com frequência na prova.

2) Física: eletrodinâmica

Independente da área que você escolher, ir bem em física pode garantir pontos extras que até te ajudarão como critério de desempate no futuro. Portanto, foque no tema mais recorrente, que é a eletrodinâmica, e estude bastante sobre potência, corrente e resistência elétrica.

3) Química: tabela periódica

No momento da prova, lembre-se de que sua melhor amiga é a tabela periódica, que não só vai te ajudar a reconhecer as siglas com mais facilidade nas questões, como também vai te auxiliar na resolução de questões de diversas áreas da química, como a físico-química ou a química orgânica, por exemplo. Portanto, tente gravar o máximo de elementos que conseguir!

Veja também: Coisas que NÃO podem faltar na redação do Enem 2022: fique atento!

4) Biologia: ecologia

Como dito anteriormente, as questões do Enem são, muitas vezes, multidisciplinares. Ou seja, um assunto pode estar ligado com outro, e saber ecologia pode te ajudar não só em biologia, mas também em química e até em geografia. Além disso, essa é uma matéria recorrente que está presente em diversos temas dentro da área, como ao falar sobre evolução das espécies, por exemplo.

5) Geografia: meio ambiente

O objetivo da multidisciplinaridade do Enem é conferir se o aluno sabe associar diversos temas importantes em áreas distintas. No caso, o tema de meio ambiente pode ser muito associado à ética e à cidadania, então pode aparecer com certa frequência na prova.

6) História: formação dos estados modernos

Ademais, o conteúdo de história pode ser um pesadelo para muitos alunos, especialmente por envolver datas muito específicas. Entretanto, se você souber o contexto do assunto, não precisará gravar nenhum número. Por isso, estudar os conteúdos principais pode te salvar nesses momentos, como a formação das nações europeias ou a transição do feudalismo para o estado moderno.

7) Língua Portuguesa: funções da linguagem

Por fim, dominar as variações linguísticas e funções de linguagem pode te ajudar não só a responder as questões de português, mas também a fazer uma boa redação. O principal benefício desse conteúdo, aliás, é ajudar na interpretação dos enunciados, que são as peças mais importantes do exame, em qualquer matéria. Portanto, ao estudar esse tópico, a sua interpretação textual ficará ainda mais afiada. Boa prova!

Veja também: Coisas que NÃO podem faltar na redação do Enem 2022: fique atento!