Afinal, a revisão do Fundo de Garantia garante um AUMENTO na conta do trabalhador?
Revisão no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) gera dúvidas entre trabalhadores brasileiros: análise irá garantir um valor extra para os beneficiários? Entenda!
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) desempenha um papel muito importante na economia brasileira, uma vez que proporciona segurança financeira aos trabalhadores e contribui para o desenvolvimento do país. Nas linhas a seguir, você terá uma visão aprofundada sobre o FGTS, suas características, mudanças propostas, benefícios e como ele funciona. Acompanhe!

Afinal, que é o Fundo de Garantia?
Em síntese, FGTS nada mais é do que um fundo criado pelo Governo Federal do Brasil para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Ele é composto por depósitos mensais feitos pelo empregador em nome do empregado e representa uma parte do salário deste. Entretanto, ao que tudo indica, mudanças estão por vir. Isso porque, recentemente, foi proposta a revisão do FGTS
Nesse contexto, a discussão sobre a revisão do FGTS está em alta, e essa análise pode trazer impactos significativos para os trabalhadores.
Veja também: FGTS dobrado na conta dos trabalhadores? Veja como funciona a revisão!
Por que a revisão do FGTS?
De modo geral, a discussão sobre a revisão do FGTS tem questionado a constitucionalidade da correção monetária aplicada ao fundo. Atualmente, o FGTS apresenta um rendimento de 3% ao ano, acrescido da TR (Taxa Referencial), que se aproxima de zero. Contudo, os críticos alegam que essa correção é inferior à taxa de inflação, o que resulta em prejuízos para os trabalhadores.
A proposta, nesse sentido, é declarar a inconstitucionalidade da TR e substituí-la por um índice de inflação, como o IPCA-E ou o INPC. De acordo com especialistas no assunto, a correção do FGTS deve ser equivalente à da poupança, que atualmente é de 6,17% ao ano, mais TR.
Qual o impacto da revisão do Fundo de Garantia?
Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) considere que o índice utilizado estava incorreto, todos os trabalhadores com fundos a partir de 1999 poderiam se beneficiar. Na prática, isso poderia impactar até 70 milhões de trabalhadores, de acordo com algumas estimativas.
Nesse contexto, vale mencionar que a revisão do FGTS possui o potencial de impactar positivamente o saldo nas contas dos trabalhadores. Simulações dão conta de que pode haver um aumento significativo com a proposta de correção, tanto em um ano quanto ao longo de dois ou cinco anos.
Quando essa mudança poderia entrar em vigor?
A revisão do Fundo de Garantia ainda é objeto de discussão. Tudo está em análise e ainda não se sabe quando essa mudança poderia entrar em vigor. Ainda assim, alguns defendem que a mudança entre em vigor a partir de 2025, enquanto outros querem que a alteração seja aplicada imediatamente após a publicação da ata de julgamento.
Por fim, resta mencionar que o tema em questão tem gerado uma discussão importante que pode trazer benefícios significativos para os trabalhadores. Apesar disso, ainda não há uma decisão final e os trabalhadores devem acompanhar de perto as notícias para se manterem informados.
Veja também: Saquei o FGTS, preciso declará-lo no Imposto de Renda? Entenda as REGRAS!