Revalida Inep Será Aplicado Mais Vezes, Diz Governo

Revalida Inep Será Aplicado Mais Vezes – Governo Federal deseja ampliar o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Estrangeiros, Saiba Mais!

Revalida Inep – Governo Federal pretende ampliar o número de aplicações do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Estrangeiros. Leia para mais informações!

Você sabia que quem faz um curso superior fora do Brasil precisa revalidar o diploma antes de poder atuar profissionalmente no país? A maioria das provas de revalidação de diplomas são aplicadas por universidade públicas nacionais, porém quem tem um diploma de Medicina precisa fazer o Revalida Inep, uma prova cujo objetivo é a unificação da revalidação dos diplomas de Medicina.  O exame é aplicado e elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mas o Governo Federal agora quer que mais institutos possam aplicá-la. Leia e entenda o que vai mudar no Revalida Inep!

revalida inep
Imagem: Agência Brasil / EBC (Divulgação)

Revalida Inep – Governo Pretende Ampliar o Exame

revalida inep mais médicos
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom – Agência Brasil (Divulgação)

O Revalida Inep é uma prova que concede validade em território nacional aos diplomas médicos de profissionais formados em instituições fora do Brasil. O Revalida pode ser feito por médicos estrangeiros ou por brasileiros graduados em outro país que desejem atuar profissionalmente em terras tupiniquins.

A novidade é que o Governo Federal quer realizar mais aplicações do Revalida. De acordo com a declaração do ministro da Educação, Rossieli Soares, o objetivo é fazer com que outras instituições além do Inep possam aplicar o Revalida. Com isso, a ideia do governo é que os resultados do exame saiam mais rápido. Só para ter uma ideia, a etapa final do Revalida 2017 aconteceu há pouco tempo e o resultado só sai em 2019.

Ainda de acordo com o ministro da Educação, o objetivo de ampliar o número de aplicações do Revalida é dar condições para que mais médicos possam ter o direito de tentar atuar no Brasil. Caso realmente aconteça, a ampliação do Revalida provavelmente diminuirá o tempo de espera de médicos estrangeiros que desejam atuar no país.

Aproveite e leia também: Aposentadoria pela Fórmula 85/95 Vai Acabar em Breve

Mais Médicos Pode Ter Relação com Declaração de Ministro

revalida inep 2019 mais médicos
Imagem: Agência Brasil / EBC (Divulgação).

Após Cuba anunciar que sairia do programa Mais Médicos em razão de declarações sobre a capacidade técnica dos médicos caribenhos proferidas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, um edital foi aberto para preencher as mais de 8 mil vagas deixadas pelos médicos de Cuba.

A intenção do Governo de ampliar o Revalida Inep pode estar relacionada ao Mais Médicos. Para suprir o déficit de profissionais da saúde nos municípios brasileiros, é interessante que Médicos do exterior consigam se inscrever no Revalida e, posteriormente, atuem no Mais Médicos com seus diplomas devidamente validados em território nacional. Agora resta esperar o presidente eleito Jair Bolsonaro assumir o Planalto para saber o que será feito daqui pra frente.

Enquanto isso, as inscrições para trabalhar no programa Mais Médicos estão abertas. Acesse www.maismedicos.gov.br caso tenha interesse em trabalhar no programa!

Você sabia que Multa para Quem Desiste de Imóvel na Planta Vai Aumentar?

 

Leia Também