Resultados Fies e P-Fies 2020 – Candidatos já podem acessar!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Resultados Fies e P-Fies 2020 – Confira todos os detalhes sobre os resultados da inscrição do Programa de Financiamento Estudantil!

Muitos jovens e adultos estão pensando em fazer um curso de graduação mas não têm condições de lidar com as mensalidades. Para isso todos podem contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Depois do prazo de inscrição específico são divulgados os candidatos que conseguiram os financiamentos. Para a atual edição, o resultado do Fies e P-Fies 2020 foi lançado para quem quer conferir se conseguiu um financiamento estudantil. 

Por fim, confira mais detalhes sobre como acessar os resultados. Fique ligado e saiba quem poderá estudar neste ano sem precisar lidar com altas mensalidade de universidades particulares de todo o país. 

Resultados Fies e P-Fies 2020
Imagem: Divulgação

Resultado Fies 2020

Primeiramente, foi divulgado o Resultado Fies 2020! Milhares de pessoas que participaram e buscaram oportunidades de Financiamento Estudantil podem acessar o site  para saber mais informações. 

As chances são para os alunos que querem cursar uma graduação mas não possuem condições para lidar com mensalidades em faculdades privadas. O que foi divulgado oficialmente foi a lista de pré-selecionados Fies e P-Fies

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil e o P-Fies é o Programa de Financiamento Estudantil. O Ministério da Educação já divulgou os resultados na plataforma e, em alguns casos, nas instituições em que os alunos se inscreveram. 

As inscrições aconteceram nas duas modalidades nesta primeira edição de 2020 até o dia 14 de fevereiro. Agora é o momento que os estudantes deverão seguir os próximos passos. 

Confira também Quais são as Notas de corte do Prouni para Cursos EaD!

Lista de Selecionados Fies 2020

Quem está na lista de pré-selecionados Fies 2020 deverá seguir outros passos agora. É necessário complementar as informações da inscrição no site oficial (no fim do texto). É através do FiesSeleção que os candidatos devem seguir esses próximos passos. 

Já os candidatos que ficaram na Lista de Espera Fies 2020 devem enviar informações em até três dias úteis depois da divulgação dessa lista de pré-selecionados.

Critérios Fies 2020

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre os critérios Fies 2020 neste momento. Por isso também pode ser interessante trazer mais detalhes sobre como funcionam esses resultados específicos. 

Os candidatos são classificados no grupo de preferência em que se inscreveram. Neste caso, é atendida sempre a prioridade entre as três opções de curso que foram escolhidas. Essa seleção vai de acordo com uma ordem decrescente de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Essa primeira chamada Fies vai listar os candidatos classificados de acordo com o número de oportunidades no grupo de preferência. A ordem da classificação é a seguinte:

  • Primeiramente, os candidatos que não concluíram o ensino superior e não tenham sido beneficiados ainda pelo financiamento estudantil; 
  • Depois os candidatos sem ensino superior, mas que já tenham recebido ajuda de financiamento estudantil (e tenham quitado as dívidas)~
  • Em terceiro ficam os candidatos que já terminaram o ensino superior e não tenham sido beneficiados; 
  • Finalmente, os alunos que já terminaram o superior e tenham recebido o financiamento e o tenham quitado. 

Como acessar Resultados Fies P-Fies 2020

Por fim, como acessar os resultados Fies 2020? Como muitos ainda não sabem, a forma de acessar o programa mudou. Agora o site é integrado no GOV, plataforma oficial do Governo Federal. 

Os interessados, portanto, devem seguir as duas opções a seguir:

  • Acesse o site oficial (https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login) e fazer login clicando em ‘Entrar com GOV.BR’ caso tenha cadastro; 
  • Procurar a unidade de ensino que você fez a inscrição para verificar se os resultados já foram divulgados. 

 

Leia Também