Resultado do Encceja 2022 já está DISPONÍVEL? Confira todas as datas do Exame!

Ansioso pelo resultado das provas do Encceja desta edição de 2022? Saiba quando será divulgado e veja os detalhes.

Você fez as provas desta edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2022)? Trata-se de um exame que concede um diploma de Ensino Fundamental ou Médio para aqueles que não puderam completar as etapas na idade regular.

A aplicação do exame, em 2022, aconteceu no dia 28 de agosto. Na ocasião, 547 mil pessoas fizeram a prova. Para “passar”, é simples. Basta tirar um mínimo de 100 pontos em cada área de conhecimento na prova objetiva e 5 pontos na redação. Assim, conseguirá o diploma desejado. Veja mais a seguir.

Veja data. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Afinal, quando sai o resultado do Encceja 2022?

Para a alegria de muitos, as datas para a divulgação dos resultados já foram anunciadas. Dessa forma, a divulgação do resultado acontecerá no dia 22 de dezembro. Pelo menos esse é o desejo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Saiba mais: Quem pode fazer o Encceja 2023?  

O exame

O exame, criado em 2002, confere certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio a quem não terminou essas etapas na idade regular. Nesse contexto, para obter a certificação do Ensino Fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos. Já para o Ensino Médio, o interessado deve ter no mínimo 18 anos.

A princípio, podem realizar a prova os estudantes que moram no Brasil e também aqueles que estão no exterior, incluindo as pessoas privadas de liberdade ou em medidas socioeducativas. Ademais, vale destacar que as inscrições são gratuitas e devem ser feitas através da página do exame. O Inep, responsável pelo exame, costuma abrir inscrições para a prova no mês de maio e as provas acontecem em agosto.

Edição de 2022

Na edição de 2022, a aplicação do exame aconteceu no dia 28 de agosto, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação. Assim como mencionado, mais 547 mil pessoas participaram. O Encceja avalia o conhecimento escolar dos participantes e, além disso, também considera a relação com a família, comunidade e trabalho, se for o caso.

A saber, a divulgação do resultado oficial do Encceja acontecerá no dia 22 de Dezembro, no site acessado em: https://bityli.com/vBVvfO.

Antes de mais nada, também é importante destacar que, para os estudantes que fizeram o Encceja 2022 no Brasil, o certificado será entregue por meio da Secretaria de Educação do município ou de instituições conveniadas ao Inep. Por outro lado, as pessoas privadas de liberdade terão acesso ao certificado por meio de seus responsáveis pedagógicos. Ademais, aqueles que moram no exterior devem procurar as embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.

Para obter o certificado, será necessário atingir a pontuação mínima de 100 pontos, em cada uma das quatro provas objetivas. Além disso, o exame exige nota igual ou menor a 5 na redação dissertativa argumentativa. Na edição deste ano, os temas da redação foram:

  • “O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil”, para nível Fundamental; e
  • “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente”, nas provas de nível Médio.

Se você quiser, já pode consultar os gabaritos das provas objetivas. Para isso, é só acessar o site do exame. Por fim, vale dizer também que a certificação pode ser usada para o ingresso em faculdades.

Saiba mais: O que é a Encceja 2023 e a inscrição?