Lote de restituições do Imposto de Renda terá correção no valor; veja como consultar nesta semana

Valores terão correção com base na taxa básica de juros. Veja.

Vem aí mais uma novidade, agora no que se refere ao Imposto de Renda. Isso porque, nesta semana, a Receita Federal deve abri a consulta ao pagamento do 2° lote de restituições do IR 2022.

A expectativa é que o valor sofra correção de 1%, baseados na taxa básica de juros – a Selic. Sendo assim, se você cumpriu com sua obrigação frente à Receita Federal, continue nesta matéria e confira os detalhes sobre a consulta.

Saiba como consultar os valores. (Imagem: Divulgação).

Imposto de Renda – 2° lote de restituição

Como dito, a Receita Federal deve abrir nesta semana a consulta ao pagamento do 2° lote de restituições do Imposto de Renda 2022. A expectativa é que a liberação da consulta aconteça a partir de quinta-feira (23) e, também, que o valor sofra correção de 1% com base no Selic.

Geralmente, a consulta costuma estar disponível a partir das 10h (Horário de Brasília), no site da Receita ou pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Já o depósito será feito no dia 30 de junho. Sendo assim, terão direito à restituição os contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda nos primeiros dias do prazo; e, também, não foram pegos na malha fina. Por outro lado, cidadãos com prioridade legal que saíram da malha também recebem.

O valor cairá na conta que foi informada no documento. Neste ano, também é possível receber via PIX (uma novidade no pagamento das restituições), desde que a chave seja o número do CPF do declarante. Mas afinal, como posso consultar a declaração do IR 2022? Veja a seguir.

Veja também: 30% de desconto ao adquirir um carro: Quem tem direito a esse benefício? 

Como consultar?

A consulta à restituição pode ser feita pela Internet, no site da Receita Federal <https://bityli.com/zzUyuU> ou no Portal e-CAC <https://bityli.com/XIqex>. Para consultar por meio do e-CAC, siga os passos abaixo:

  • Acesse o Portal e-CAC e selecione “Entrar com gov.br”;
  • Na página seguinte, informe o CPF e toque em “Continuar”;
  • Em seguida, digite a senha e vá em “Entrar”;
  • Por fim, em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.

Primeiro lote

O pagamento do 1° lote já foi realizado. Na ocasião, a ordem de prioridade para recebimento de restituição incluiu idosos, com preferência para os que estão acima dos 80 anos de idade; contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave; e, por fim, os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A partir do 2° lote, recebem os demais contribuintes, desde que não tenham caído na malha fina e tenham feito a entrega da declaração nos primeiros dias do prazo (de março a maio deste ano). Quanto às prioridades, quando há empate, quem entregou primeiro recebe antes.

Veja também: Auxílio Brasil tem empréstimo consignado para beneficiários? Entenda!