Consulta pagamentos de junho do 2º lote da restituição do IRPF 2021: Veja o calendário

Atualizado Hoje!

Restituição do IRPF 2021: Calendário do 2º lote já está disponível e pagamentos começam em junho! Saiba tudo sobre o cronograma atualizado.

Só em 2021, mais de 34 milhões de brasileiros fizeram a declaração de Imposto de Renda. O prazo oficial da declaração terminou no final de maio. Vale lembrar que a declaração ainda pode ser submetida, mas com multa que pode chegar a até 20% do valor do imposto.

Para a alegria de muita gente, a Receita Federal já divulgou o calendário atualizado da restituição! Os pagamentos são divididos em 5 lotes, e os primeiros já começaram em maio. Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a Restituição do IRPF 2021 e tire todas as suas dúvidas.

Consulta pagamentos de junho do 2º lote da restituição do IRPF 2021
Imagem: Divulgação

Restituição do IRPF 2021 – Pagamentos confirmados

A Receita Federal confirmou nesta semana que o 2º lote da restituição do IRPF 2021 será pago no final de junho. Neste ano, o órgão do governo dividiu a restituição em cinco lotes. Os pagamentos devem ser concluídos até setembro.

O primeiro lote da restituição do IRPF 2021, inclusive, já foi pago no dia 31 de maio. Segundo informações do Ministério da Economia, o primeiro lote representou o maior valor pago pela Receita Federal, tanto em relação ao valor dos pagamentos quanto no número geral de contemplados.

Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, a Receita Federal aceitou a prorrogação do prazo de entrega da declaração. Mesmo assim, o calendário de pagamentos dos lotes de restituição continuou o mesmo. Assim como em 2020, cinco lotes serão distribuídos a quem tem direito.

O pagamento da restituição acontece de maneira direta na conta bancária indicada pelo declarante na declaração de IRPF. No caso da conta informada ser desativada, os valores ficam disponíveis para resgate no Banco do Brasil, em um período de até um ano.

SAIU! Disponível atualização do Programa do IRPF 2021: Saiba como baixar e instalar o software

Como consultar a Restituição do Imposto de Renda 2021?

Quem deseja consultar se pode receber a restituição do Imposto de Renda 2021, precisa acessar o site oficial da Receita Federal. Se o sistema encontrar inconsistência no documento, o contribuinte precisará submeter uma declaração retificadora, corrigindo assim as pendências. Confira abaixo o passo a passo completo da consulta.

  • Acesse o site https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda;
  • Clique em “Consultar Restituição”;
  • Na nova página, clique em “Etapas para a realização desse serviço”;
  • Escolha seu canal de prestação adequado;
  • Informe seu CPF e código de acesso;
  • Pronto! Agora você já pode conferir todas as informações sobre a sua restituição.

Vale lembrar que a Receita Federal permite também a consulta rápida de declarações através do aplicativo Meu Imposto de Renda. A ferramenta é leve e fácil de usar, estando disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Nova Regra para Isenção no Imposto de Renda: Aposentado e Pensionista podem solicitar desta forma..

Calendário atualizado – Restituição IRPF 2021

Para o alívio de muitos cidadãos brasileiros, a Receita Federal finalmente liberou o calendário completo e atualizado da Restituição IRPF 2021. Para conferir o calendário de pagamentos do imposto de renda 2021, veja abaixo os meses de depósito para cada lote de restituições.

  • Primeiro lote – 31 de maio;
  • Segundo lote – 30 de junho;
  • Terceiro lote – 30 de julho;
  • Quarto lote – 30 de agosto;
  • Quinto lote – 30 de setembro.

 

Leia Também