Restituição do IRPF ainda NÃO acabou; veja quando cai o PRÓXIMO pagamento
A Receita Federal informa a data de pagamento do quinto lote. A consulta para saber quem vai receber será liberada ainda nesta semana.
O prazo de envio da declaração do Imposto de Renda chegou ao fim há meses, no último dia do mês de maio. Apesar disto, ainda têm pessoas que estão no aguardo para receber a restituição do IRPF. Isso acontece pelo fato dos pagamentos serem divididos em cinco lotes, com um sendo pago a cada mês.
Como são milhares de contribuintes que recebem a restituição, é preciso conferir a cada mês quem teve os repasses liberados pela Receita Federal. Além disso, deve-se considerar os critérios de prioridade, que determinam quem recebe antecipadamente e possíveis problemas na declaração que podem inviabilizar os pagamentos.
Aqueles que não receberam em nenhum dos quatro lotes anteriores aguardam com expectativa o pagamento do quinto lote da restituição. A seguir vamos conferir quando a consulta será liberada, quem vai receber no último lote e qual será a data de depósito dos valores. É importante ficar atento ao calendário para resolver eventuais pendências e garantir o recebimento.

Quem vai receber?
Os pagamentos da restituição do IRPF consideram critérios de prioridade, que determinam quem recebe os valores primeiro. São os idosos com mais de 60 anos de idade, quem possui doença ou deficiência grave, aqueles com a maior fonte de renda do magistério e quem optou pela declaração pré-preenchida e por receber os valores via pix.
Em seguida, entram no pagamento os demais contribuintes que não têm prioridade. Uma semana antes da restituição ser paga, a Receita Federal libera o sistema para que as pessoas possam consultar e saber se vão receber. A consulta simples pode ser realizada por meio do site (https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/#/), inserindo CPF, data de nascimento e ano da declaração.
Para conferir informações mais detalhadas, é indicado o acesso ao portal e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index/11). Ao fazer login com CPF, código de acesso e senha, será informado o status da declaração e indicado se existe alguma pendência ou divergência de informações na declaração, como a malha fina, por exemplo.
No e-CAC também é possível fazer retificação de erros que podem ter sido encontrados na declaração. Se houver qualquer problema na declaração, é importante que ele seja corrigido o quanto antes, pois a restituição só é paga quando a declaração está correta e sem pendências ou divergências.
Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre o ÚLTIMO LOTE da restituição do IR 2023
Quando o último lote da restituição do IRPF será pago?
A consulta para saber quem vai receber a restituição no quinto lote será liberada na próxima sexta-feira (22), para que os pagamentos aconteçam no dia 29 de setembro. A Receita Federal ainda não informou quantas pessoas vão receber neste último lote e nem mesmo o valor total que será pago.
O pagamento é depositado diretamente na conta bancária indicada pela pessoa durante o preenchimento da declaração. Caso tenha algum problema com o depósito, o contribuinte deve entrar em contato com o Banco do Brasil, que é o responsável pelos repasses.
Para isso, deve-se acessar o portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou entrar em contato através da central, pelos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001. Se por algum motivo o crédito não puder ser realizado, através dos mesmos canais é possível reagendar o pagamento.
Veja também: Receita Federal libera nova TABELA da restituição do Imposto de Renda: tem mais dinheiro vindo em 2023?