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Não recebeu a restituição do Imposto de Renda? Saiba o que fazer!

Na última sexta-feira, 30 de Setembro, a Receita Federal pagou o 5º e último lote da restituição do Imposto de Renda. Todos os contribuintes que tinham direito à restituição, após entregar a declaração, deveriam ter recebido o dinheiro em um dos 5 lotes organizados para 2022. Mas, se você não recebeu, saiba o que pode ter acontecido.

De acordo com o Advogado Tributarista Edemir Marques, a primeira medida que o contribuinte tem que tomar é olhar a página de consulta à restituição. Nela, irá aparecer a real situação da restituição, inclusive, indicando o problema, caso houver. Quer saber mais sobre? Então, acompanhe a matéria e veja o que fazer!

Saiba o que fazer nesses casos. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Problema com o recebimento da Restituição do Imposto de Renda?

Nesse caso, é provável que sua declaração tenha caído na malha fina da Receita Federal por conta de alguma inconsistência nos dados informados. Caso isto tenha acontecido, será preciso saber qual problema causou esta inconsistência. Em alguns casos, pode acontecer do contribuinte ter que justificar alguma informação da declaração para a Receita Federal.

Dessa forma, se o contribuinte conseguir comprovar que informações estão certas, a restituição será paga normalmente. Por outro lado, caso existam erros, será preciso pagar uma multa. E mais: dependendo do caso a punição pode ser até mais severa.

Quem precisar corrigir informações da declaração deverá fazer isso por meio da versão retificadora. Por sua vez, o caminho é o mesmo seguido quando o contribuinte vai entregar a declaração normal. A única diferença é que no campo “Identificação do Contribuinte”, deverá ser informada que a declaração é retificadora.

Logo, após entregar a versão retificadora, o contribuinte que tiver a imposto a receber segue com o direito de resgatar os valores. Caso ele tenha imposto a pagar, é preciso, além da retificadora, fazer os pagamentos.

Veja também: ÚLTIMO lote de restituição do Imposto de Renda foi pago: saiba se você pode sacar  

Erros

Mas, caso o contribuinte perceba que o status de sua restituição é “enviado ao banco para crédito”, e ainda não recebeu o dinheiro, pode ser que tenha tido algum erro de digitação ao informar a chave PIX ou a conta corrente para o depósito.

Se este for seu caso, entre em contato com a central de Atendimento do Banco do Brasil (BB) por meio dos números:

  • 4004-0001 – Capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800-729-0001 – Demais localidades;
  • 0800-729-0088 – Deficientes Auditivos.

Ou ainda, caso preferir, vá em qualquer agência do BB que preferir para pedir/reagendar o crédito. Ademais, quem preferir também pode utilizar o Portal BB.

Por fim, segundo João Olenike, membro do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), esses erros não impedem o envio da declaração. Porém, eles atrapalham o depósito da restituição e, por isso, muitas pessoas só descobrem ao esperar o dinheiro do imposto a restituir.

A saber, somente neste ano, o Leão contabilizou 38 milhões de declarações. Deste total, pouco mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda, divulgou a Receita em 22 de Setembro.

Veja também: Mais de 1 milhão de brasileiros caíram na malha fina do Imposto de Renda: descubra se você está na lista  

Emilly Carvalho

Graduanda em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Sant'Anna, com especialização em redação publicitária e jornalística. Estudei previamente Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possuo mais de 5 anos de experiência na área, e atuo atualmente como redatora freelancer e especialista em estratégia de comunicação para redes sociais.

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Emilly Carvalho

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