Notícias

Talvez você possa receber restituição do Imposto de Renda e NÃO SABE; aprenda a consultar

A declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal precisa ser entregue todos os anos por uma grande parte de trabalhadores do Brasil. Assim sendo, qualquer alteração no documento possui o poder de afetar milhões de cidadãos. Por essa razão, é importante ficar por dentro de uma novidade que foi divulgada recentemente. O que ocorreu foi que o STF – Supremo Tribunal Federal – autorizou que milhares de pessoas pudessem receber uma restituição específica.

Ela se trata da restituição dos valores relativos ao imposto que incide sobre a pensão alimentícia, desde que a tributação tenha ocorrido dentro dos últimos cinco anos. Em outras palavras, entre 2018 a 2022. O tribunal chegou ao entendimento de que a pensão alimentícia deve ser considerada um rendimento sobre o qual é necessário haver a isenção do Imposto, o que implica na interrupção do recolhimento de tributos relativos a ela. Porém, é preciso entender como isso afeta quem paga e quem recebe a pensão.

Saiba mais sobre a restituição do Imposto de Renda / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Restituição do Imposto de Renda

Por isso, é importante, antes de mais nada, explicar melhor essa questão. Em primeiro lugar, essa determinação do STF não modifica em nada a condição da pessoa que paga a pensão. Ou seja, quem é responsável pelo pagamento deve continuar a realizá-los e será possível deduzir os valores do Imposto, como hoje em dia já é possível.

Por outro lado, quem é beneficiário da pensão, seja por via judicial ou escritura pública e, por consequência, possui a guarda da criança, poderá contar com a isenção dos tributos que incidem sobre o valor. Essa medida aprovada pelo STF passa a valer até mesmo para as declarações anteriores, a partir de 2018, e a declaração deste ano.

Dessa maneira, os beneficiários da pensão podem preencher a declaração retificadora para poderem, com isso, receber a restituição do valor. De acordo com a Receita Federal, é necessário enviar uma declaração retificadora para cada ano que o contribuinte deseja receber a restituição. Em outras palavras, se a pessoa, desde 2018, é beneficiária da pensão e quer que a devolução dos valores ocorram desde aquele ano, será necessário preencher cinco documentos.

Vale a pena pontuar que existe a possibilidade de que quem fizer o envio dos documentos receba ainda em 2020 a restituição. Isso ocorre já que a Receita continua a pagar os lotes residuais até o mês de dezembro. No entanto, é preciso também considerar que, como o calendário se encerrou oficialmente em setembro, pode ser que a devolução ocorra seguindo o calendário do próximo ano.

Veja também: Restituição do Imposto de Renda: passo a passo para solicitar

Como enviar o documento?

Como dito, a declaração deve ser feita relativa a cada ano em que aconteceu a tributação da pensão alimentícia. O envio pode ser feito pelo Portal E-Cac, e o endereço é o seguinte: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login.

No entanto, recomenda-se que os interessados prestem atenção em dois pontos. O primeiro é que na declaração retificadora é preciso que conste o número do recibo da entrega da declaração. Outra questão é que o modelo de dedução precisa ser igual ao da declaração do Imposto de Renda referente à declaração retificadora.

Os interessados devem excluir o valor da pensão alimentícia da opção de rendimentos tributáveis e passá-lo para “Rendimentos isentos e não tributáveis/outros”. As demais informações não precisam ser modificadas. A restituição dos valores segue o cronograma de prioridade legal.

Veja também: Imposto específico dos últimos 5 anos será DEVOLVIDO: veja quem pode resgatar

Said Slaibi

Professor de Português, Redação e Francês. Sou membro da equipe de redação do site PronaTEC.

Compartilhe
Publicado por
Said Slaibi

Notícias recentes

Pessoas com cadastro no CadÚnico podem ter acesso a um EXTRA de R$ 51 todos os meses; confira

Os beneficiários que têm acesso ao CadÚnico devem ficar atentos às regras de concessão, pois…

2 horas atrás

Quem vai receber o Bolsa Família em JULHO terá acesso a 5 VANTAGENS exclusivas; confira!

Neste mês, milhares de beneficiários do Bolsa Família poderão receber 5 vantagens exclusivas do programa,…

11 horas atrás

Você sabia que pode QUITAR seu financiamento mais cedo? Veja como ter sua casa PRÓPRIA antes do prazo!

Pagar um financiamento pode acabar sendo uma pedra no sapato quando a dívida se estende…

12 horas atrás

Cometa RARO poderá ser visto em órbita após 69 ANOS: saiba como assistir!

Os amantes de astronomia ficarão felizes com o cometa que vai retornar à órbita da…

13 horas atrás

É possível REVERTER o cancelamento do Bolsa Família? Faça ESTES passos para voltar a receber

O cancelamento do Bolsa Família pode chegar para qualquer beneficiário, mas é possível reverter essa…

14 horas atrás

Licença-maternidade vai MUDAR: possibilidade de ampliação de prazo é REAL!

A licença-maternidade possui regras restritas atualmente, mas elas podem mudar para favoreceer as mães que…

15 horas atrás