Restituição do Imposto de Renda 2021: confira como antecipar o pagamento nos bancos

Atualizado Hoje!

Fique atento para as taxas de juros dos bancos e faça a comparação

Estamos no mês chave para a declaração de imposto de renda, mas o que muitas pessoas tem pesquisado é sobre a restituição do imposto de renda em 2021. Esse é o valor devolvido ao pagador de impostos que em excesso para Receita Federal. O pagamento será realizado em cinco lotes, no período entre maio e setembro.

Para você receber a restituição mais rápido, é necessário que você faça o IR mais depressa possível. Entretanto, é importante destacar que a prioridade no recebimento é para os idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores.

Demora para receber? Banco tem a solução

Afim de auxiliar aqueles que precisam do dinheiro do IR com urgência, alguns órgãos financeiros prestam a antecipação da restituição do IR 2021.  Quais bancos? O Santander, Itaú e Banco Inter são os que oferecem esse serviço. Logo abaixo, você confere como fazer o procedimento em cada banco.

Banco Inter

Você precisa ter uma conta corrente no Banco Inter e utilizar a conta digital da instituição há pelo menos 6 meses. Feito isso, você pode solicitar a antecipação da restituição do IR.

Itaú

Já no Itaú, os correntistas do banco devem indicar a instituição para receber o pagamento da Receita Federal. Quando aprovado, o valor do empréstimo é depositado na hora na conta corrente do contribuinte.

Em uma parcela, o pagamento é feito. A taxa de juros é a partir de 1,73% ao mês. O limite de restituição é de até R$ 5 mil para clientes Varejo e Uniclass, e de até R$ 10 mil para clientes Personnalité.

Conforme informações do banco, você deve fazer a contratação do empréstimo pelo aplicativo Itaú, Internet Banking ou nos autoatendimentos presenciais.

Santander

Por último, o banco Santander oferece empréstimo com antecipação de até 100% da restituição do IR para os clientes que indicarem a instituição ao fazer a declaração para receber o crédito.

Diante disso, você tem a opção de solicitar o empréstimo e quando for aprovado após análise de crédito, o valor será depositado na conta.

A taxa de juros é a partir de 1,69% ao mês. O pagamento do empréstimo é realizado em parcela única, assim que o valor da restituição é depositado na conta informada pelo contribuinte ou até o prazo máximo de outubro do mesmo ano.

Mantenha todos seus aplicativos de banco atualizados, seja para Android ou iOS, por medidas de segurança.

 

Leia Também