Restituição do Imposto de Renda 2020: Saiba quem pode sacar e qual é o Calendário!



Restituição do Imposto de Renda 2020 – Fique ligado para saber quem poderá fazer a solicitação da restituição do IR!

Com muitas pessoas já falando em uma crise econômica graças ao novo coronavírus, é importante ficar atento para todos os benefícios possíveis. É por isso que pode ser interessante saber mais sobre a Restituição do Imposto de Renda 2020

Esse é um direito que já está com calendário definido para o caso específico de pessoas físicas. Por isso se você fez ou conhece alguém que fez a declaração no último ano, fique ligado para fazer o saque está disponível para você também. 

Confira a seguir mais informações sobre as datas e entenda que poderá contar com esse retorno. Pode ser um bom momento para ter uma ajuda financeira sendo um contribuinte em dia. 

Restituição do Imposto de Renda 2020
Imagem: Marcello Casal/Agência Brasil

Restituição IR 2020

Começou a Restituição IR 2020! Você fez a sua declaração do Imposto de Renda neste ano? Todas as pessoas que receberam mais de R$ 28.559,70 em 2019 devem declarar os rendimentos à Receita Federal. Quem recebeu menos e teve desconto do IR mas quiser receber a restituição, também deve declarar. 

Mas e quem tem direito a restituição do Imposto de Renda? No Brasil, todos os trabalhadores que receberam o valor mínimo de R$ 1.903,66 ou mais por mês e tiveram o Imposto de Renda descontado mensalmente poderão buscar de volta parte desse valor. 

O que acontece é que a restituição nada mais é do que uma situação em que a Receita Federal identifica que o contribuinte pagou mais impostos do que deveria. Nesse caso ele pode receber uma parte de volta. 

Consulta da Restituição IR 2020

A consulta da restituição do Imposto de Renda 2020 também deverá ter uma data possível: é o dia 22 de maio. A Receita Federal não confirmou ainda oficialmente a data, mas esse processo se dá sempre uma semana antes do pagamento. Como o primeiro lote de pagamentos sai no dia 29, é provável que você já possa conferir detalhes a partir do dia 22. 

Todos os interessados em fazer a consulta da restituição do IR bem como saber mais detalhes poderão contar com três meios diferentes:

  • Site oficial da Receita Federal;
  • O Receitafone para atendimento que é o 146;
  • Baixar o aplicativo Pessoa Física para fazer a consulta da restituição (para celulares iOS ou Android).

Calendário Restituição IR 2020

O calendário da restituição do IR 2020 já foi definido. Houveram mudanças nas datas para quem quer fazer a declaração mas isso não afetou de forma alguma as datas previstas para quem quer sacar parte do valor de volta e possui esse direito. 

O prazo para declarar IR em 2020 foi prorrogado para o dia 30 de junho. Ainda assim, o calendário para restituição do Imposto de Renda ficou assim:

  • 1º lote: 29 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro (datas referentes ao ano 2020). 

Confira a seguir como declarar e baixar o Programa Imposto de Renda 2020: https://pronatec.pro.br/baixar-programa-imposto-de-renda-2020/

 

Leia Também