Residual da RESTITUIÇÃO do IR está prestes a ser pago; saiba mais

Contribuintes estão ansiosos para receber logo sua restituição do Imposto de Renda; repasse exclusivo para alguns trabalhadores

A restituição do Imposto de Renda é uma parte importante do ano dos contribuintes. Afinal, a liberação de valores diz respeito a parte do imposto pago em excesso. Desse modo, confira tudo a seguir sobre a residual da restituição do IR.

Saiba mais sobre essa vantagem que você pode ter direito, como ela funciona e quanto você receberá da Receita Federal. Comunicado é importante para milhões de profissionais que declaram seu IR anualmente.

Residual da RESTITUIÇÃO do IR está prestes a ser paga; saiba mais
Lote residual da restituição do IR! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Processo anual para trabalhadores

A restituição do Imposto de Renda refere-se ao processo pelo qual os contribuintes recebem de volta valores retidos a mais em seus pagamentos de impostos ao longo do ano. Isso ocorre quando a declaração apresenta a devolução de uma quantia devido à diferenças entre os valores retidos na fonte e os efetivamente devidos.

Por outro lado, a malha fina é um termo utilizado para descrever o processo de verificação mais detalhada das declarações de impostos feitas pelos contribuintes. Quando uma declaração fica na malha fina, significa que ela está sujeita a uma análise mais minuciosa por parte da Receita Federal. É algo que acontece geralmente devido a divergências, inconsistências ou omissões de informações.

A malha fina pode ser acionada por uma série de motivos, como erros de digitação, inconsistências nos valores declarados, falta de comprovação de determinadas deduções ou omissão de rendimentos. Quando um contribuinte cai na malha fiscal, pode ser necessário corrigir a declaração e fornecer documentos adicionais para comprovar as informações declaradas.

É importante evitar erros e omissões ao preencher a declaração do Imposto de Renda, a fim de minimizar o risco de cair na malha fina. Assim, caso ocorra, é fundamental cooperar com a Receita para resolver quaisquer questões pendentes e garantir a regularização da situação fiscal.

Saiba mais: É HOJE (31): Receita Federal realizará o PAGAMENTO do lote RESIDUAL do Imposto de Renda

Residual da restituição do IR

Depois de tomar conhecimento sobre o que envolve a restituição do Imposto de Renda e a tão temida malha fina, saberemos mais a respeito do lote residual da restituição do IR que está prestes a ser pago.

Para conferir se você está entre os contemplados, basta verificar logo abaixo o comunicado que trata de informar tudo em relação a este assunto.

Sendo assim, se você deseja checar a disponibilidade da restituição, basta acessar a página da Receita Federal e clicar em ‘Meu Imposto de Renda’. Em seguida, vá em ‘Consultar Restituição. O site vai pedir algumas informações suas, como CPF, data de nascimento e ano da declaração.

Por fim, confirme a operação com o captcha que prova que você não é um robô. Logo após, aguarde pelo dinheiro.

Os pagamentos vão diretamente para a conta bancária que você informou durante a declaração, podendo ser de maneira direta ou via PIX. Vale lembrar, ainda, que os contribuintes que optaram por receber o dinheiro pelo PIX terão prioridade na liberação.

Outro fator que merece destaque é que, quando há desativação da conta ou se os pagamentos não ocorrem, mesmo com tudo corretamente informado, os valores ficam disponíveis para resgate no Banco do Brasil por um ano.

Nesse sentido, você pode conferir mais informações pelos telefones:

  • 4004 0001 – capitais;
  • 0800 729 0001 – demais localidades; e
  • 0800 729 0088 – exclusivo para pessoas surdas.

Veja também: Novo lote da restituição do Imposto de Renda DISPONÍVEL para saque? Veja como consultar