Requisitos de saúde obrigatórios para não perder o Bolsa Família em 2023; confira!

Saiba quais são as condicionalidades para receber o Bolsa Família normalmente em 2023!

O ano novo vai trazer junto um novo governo que já prometeu muitas mudanças na área social. Entre as novidades, estão confirmadas alterações no atual Auxílio Brasil – que deve voltar a ser Bolsa Família

Entre as principais mudanças, algumas não são tão “novas” assim. Entenda o que são as condicionalidades do benefício e quais são as exigências que dizem respeito aos requisitos de saúde para manter os pagamentos em dia em 2023. Fique ligado!

Requisitos Bolsa Família
Confira todos os detalhes sobre os requisitos e condicionalidades do Bolsa Família em 2023 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

O que são condicionalidades do Bolsa Família?

Antes de mais nada, é importante ficar atento para entender o que é isso exatamente. Muitos já ouviram falar, mas não sabem exatamente o que é. 

Quem é beneficiário do programa há mais tempo sabe que sempre existiram alguns requisitos para continuar recebendo os valores. 

A saber, essas são as chamadas condicionalidades do Bolsa Família. Em outras palavras, são alguns pontos que devem ser respeitados pelos beneficiários do programa para que continuem recebendo normalmente. 

Por exemplo: crianças e adolescentes precisam necessariamente estar matriculados em escolas regularmente. Além disso, é necessário estar com a frequência escolar em dia para que a família não perca os benefícios. 

Veja também: Auxílio Brasil terá GRANDE mudança em 2023: confira o novo calendário de pagamentos

Requisitos de saúde obrigatórios do Bolsa Família em 2023

Entre as condicionalidades, alguns requisitos são específicos para a área da saúde. 

Ou seja, existem vários requisitos de saúde obrigatórios do Bolsa Família. A grande questão é que durante a pandemia esse tipo de questão estava em aberto – para proteger as famílias da Covid-19. 

Contudo, em várias regiões do país já voltaram as solicitações para que famílias voltem a manter as informações de saúde em dia. 

Confira quais são os requisitos de saúde obrigatórios do Bolsa Família:

  • Caderneta de vacinação das crianças atualizadas;
  • Mulheres em idade fértil  (14 a 44 anos) devem fazer acompanhamento de saúde; 
  • Gestantes precisam fazer o pré-natal; 
  • Famílias com crianças menores de sete anos – seis anos, 11 meses e 29 dias – precisam ir aos postos de saúde; 
  • Todas as gestantes e lactantes precisam procurar os postos. 

Quem precisa fazer o acompanhamento de saúde?

Por fim, fique atento para entender como estão funcionando as atualizações na sua região. 

Por exemplo, em Fortaleza/CE, o acompanhamento obrigatório de saúde de beneficiários do Bolsa Família tinha prazo até o dia 30 de janeiro. Contudo, o Ministério da Saúde mudou a data. 

Agora o prazo para conferir os requisitos de saúde é para o próximo dia 13 de janeiro de 2023. Os beneficiários precisam comparecer a um posto de saúde na capital cearense para atualizar os dados. 

É necessário ter em mãos o cartão de acompanhamento (se tiver um), o Número de Identificação Social (NIS), a caderneta de vacinação das crianças e os cartões das gestantes.

Por isso é interessante ficar atento para ver quais são as recomendações na sua região. Se quiser mais informações procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo – ou na própria prefeitura. 

Lembrando que quem não faz o acompanhamento pode receber uma notificação; depois disso pode acontecer o bloqueio do benefício e, por fim, até o cancelamento.

Veja também: Parcelas do Bolsa Família começarão a ser distribuídas a partir DESTA data