Repórter foi contratada e DEMITIDA da Globo em menos de 24h: ESTE foi o motivo!
Caso causa grande repercussão no Twitter e em outras redes sociais! Entenda o que aconteceu e confira por que a jornalista foi mandada embora.
Repórter foi contratada e demitida pela Globo em menos de 24 horas! É isso mesmo: nos últimos dias, o caso da jornalista em questão deu o que falar nas redes sociais, figurando entre os assuntos mais comentados do Twitter. Já pensou em ser contratado por uma grande empresa como a Globo, e ter que passar no RH da companhia para assinar o termo de demissão no mesmo dia? Pois bem: foi exatamente isso que aconteceu com a repórter.
O caso, como era de se esperar, gerou grande repercussão na internet. O tweet que fala sobre a situação, por exemplo, recebeu milhões de visualizações e curtidas. Nesse sentido, surge a dúvida: afinal de contas, por que a repórter foi contratada e demitida no mesmo dia? E, ainda mais importante: como a Rede Globo se posicionou sobre o assunto? Abaixo, mostramos tudo que você precisa saber!

Quantas pessoas trabalham na Globo?
Antes de falar sobre o caso da repórter que foi contratada e demitida da Globo no mesmo dia, é importante traçar um panorama mais completo sobre o trabalho na emissora.
A Rede Globo é, sem sombra de dúvidas, a maior e mais importante emissora da TV no Brasil. Tanto na audiência quanto na relevância social e no faturamento, a empresa supera de longe a popularidade de suas maiores concorrentes – que atualmente, são a Record e o SBT.
É por isso que trabalhar na Globo é o sonho de qualquer jornalista brasileiro! Desse modo, quantas pessoas prestam serviços para a empresa?
De acordo com um levantamento divulgado pelo site UOL em abril de 2022, a Globo emprega cerca de 14 mil funcionários. O número de trabalhadores da empresa, dessa forma, é 4 vezes maior que o da Record, por exemplo.
Para deixar tudo mais claro, mostramos abaixo o ranking de trabalho das 5 emissoras da TV mais populares do Brasil; confira:
- Rede Globo: 14 mil funcionários;
- Record: 3 mil funcionários;
- SBT: 2.650 funcionários;
- Band: 1.800 funcionários;
- RedeTV: Dados não foram apurados.
Veja também: 4 opções de CARTÃO de CRÉDITO para quem está NEGATIVADO; não paga anuidade
Repórter da Globo é contratada e demitida em 24 horas!
Como citamos anteriormente, trabalhar na Globo é o sonho de muitos jornalistas brasileiros. No entanto, para a repórter Rebeca Faro, a realidade chegou em menos de um dia. Antes de completar 24 horas de contratação, a jornalista foi sumariamente demitida!
Sendo assim, o que explica essa dispensa tão rápida? A resposta não poderia ser mais simples: a repórter foi pega falando mal de um dos apresentadores da emissora nas redes sociais.
Logo após Faro ser contratada pela Globo, um tweet no qual ela faz piada com um apresentador da Globo veio à tona nas redes sociais. A equipe da emissora não demorou a garantir acesso à postagem, e logo em seguida, a demissão da jornalista foi confirmada.
O pior é que o tweet em questão havia sido publicado em uma conta privada da repórter no microblog. Ou seja: a postagem vazou por intermédio de um dos 400 seguidores da jornalista!
A notícia, que viralizou nas redes sociais, mostra que é muito importante tomar cuidado com o que você posta no Twitter, incluindo em perfis fechados.
Confira a postagem que fez a repórter contratada ser demitida da Globo!
Na postagem em questão, Rebeca Faro zoa o apresentador André Rizek. Para quem não conhece, ele é um dos jornalistas esportivos mais importantes da SportTV (uma subsidiária da Globo), integrando a equipe da emissora desde 2005.
Além de apresentar o programa Seleção SporTV, Rizek é um dos hosts do podcast esportivo “A Mesa”, junto com Paulo Vinícius Coelho.
O jornalista também é conhecido como o marido de Andréia Sadi, uma das mais influentes jornalistas políticas da TV Globo e da GloboNews.
A postagem de Rebeca Faro sobre Rizek, aparentemente, foi apenas uma piada. No entanto, a diretoria da Globo não achou graça, e por isso, a repórter contratada foi demitida em menos de 24 horas.
Vasculhamos o Twitter para encontrar a postagem! Deletado desde então, o post ainda é compartilhado por meio de prints. Veja abaixo o que disse a repórter:
“Central Globo de Produções eu cheguei!!!! (Palavrão) André Rizek você vai ter que me engolir pois as reuniões de pauta vão ser ‘comiguinho’! Agora vai falar mais (palavrão) não ‘more’”, diz a postagem.
Nos comentários de um dos posts que repercute o print, o consenso do público é de que a repórter foi “amadora” em fazer um comentário tão pessoal (e relativamente problemático) em um perfil do Twitter.
“Foi mexer logo com o Rizek, que tem costas quentes na Globo”, diz uma das respostas.
Veja também: Lula anuncia grande NOVIDADE que deverá AFETAR diretamente pequenos e médios empreendedores
Quem ordenou a demissão?
De acordo com a apuração do site TV Pop, a demissão da repórter não foi decisão de André Rizek. Pelo contrário: segundo fontes próximas ao apresentador, ele não se incomodou com a brincadeira e até achou graça da piada.
No entanto, o bom humor do jornalista não foi compartilhado pelo setor de Compliance da Rede Globo. Desde o incidente no qual a repórter Cecília Flesch foi demitida depois de falar mal da GloboNews em um podcast, todas as subsidiárias da emissora passaram a ter “tolerância zero” com condutas consideradas “inapropriadas” de seus profissionais – particularmente nas redes sociais.
Na perspectiva da diretoria da Globo, o fato de uma repórter ter falado mal de um apresentador veterano logo após a contratação poderia servir como “mau exemplo” para os outros funcionários da empresa, abrindo brechas para outras condutas do tipo.
Esse tipo de postura, vale lembrar, é expressamente vetado pelos Princípios Editoriais do Grupo Globo, que regem tanto o comportamento dos funcionários durante o trabalho, quanto o uso de redes sociais por colaboradores das áreas de Jornalismo e Esporte.
Mesmo assim, a demissão acabou causando polêmica nos bastidores da Globo. A notícia, que foi divulgada logo após a despedida de Ali Kamel da diretoria de Jornalismo da emissora, foi muito comentada nos corredores da empresa. De acordo com alguns funcionários, a decisão foi “exagerada” demais.
“Para uma TV que tenta rir de si mesma no Fantástico e no Domingão, demitir por conta de piada na internet é o cúmulo”, disse uma fonte anônima ao site TV Pop.