Como renovar a CNH por Aplicativo: Motoristas já podem fazer o pedido de renovação pelo app

Atualizado Hoje!

Confira todos os detalhes sobre como renovar a Carteira de Habilitação pelo aplicativo, sem precisar ir até uma unidade do Detran! 

Mais uma vez durante essa pandemia a tecnologia está a favor da população. Muitos serviços estão sendo disponibilizados de forma online como renovar a CNH por aplicativo

Por isso, a seguir, vamos trazer um passo a passo e informações sobre como você pode fazer a renovação sem precisar sair de casa. Você só precisa de um celular com acesso à internet e os seus dados. Confira!

Como renovar a CNH por Aplicativo Motoristas já podem fazer o pedido de renovação pelo app
Renovar a CNH por Aplicativo. / Imagem: Divulgação.

Renovar CNH pela internet

Um serviço aparentemente simples está ajudando milhares de brasileiros. A possibilidade de renovar CNH pela internet está facilitando a vida de muitas pessoas que, anteriormente, precisariam ir até o Departamento de Trânsito (Detran) da sua região. 

Mesmo com alguns estados (como São Paulo) prorrogando por tempo indeterminado os prazos de validade desses documentos, os cidadãos estão podendo fazer a renovação simplificada online. 

Isso é feito por plataformas digitais. Em SP, a renovação da CNH pelo Poupatempo está sendo um dos serviços mais utilizados desde o início do ano. 

Só no estado, cerca de 2 milhões de pessoas deram entrada na renovação da CNH dessa forma. Desse total, mais de 1,6 milhão fez isso por atendimento online. 

Como renovar CNH pelo site

Mesmo sendo um serviço cada vez mais procurado, ainda existem algumas dúvidas sobre como renovar a CNH pelo site. Muitas pessoas estão com dificuldade porque nunca fizeram esse processo assim. 

Confira o passo a passo para renovar a CNH pelo site em São Paulo (usando o Poupatempo):

  1. Acesse o Poupatempo SP Gov BR (https://www.poupatempo.sp.gov.br/); 
  2. Clique no botão ‘Serviços’; 
  3. No campo CNH clique em ‘Renovação de CNH’ e confirme no botão com mesmo nome; 
  4. Agora adicione seu CPF e senha do Poupatempo (caso não tenha, clique em cadastre-se). 

Veja Também: Lista para a CNH SOCIAL é liberada e matrículas online já são abertas: Veja quem pode participar

Fazer pedido de renovação CNH pelo aplicativo

E como fazer o pedido de renovação da CNH pelo aplicativo? É fácil também?

Sim! O processo é praticamente idêntico, mas deve ser feito pelo seu smartphone ou tablet. Para isso, é só usar o app do Poupatempo (nas lojas oficiais do Google Play e App Store). 

Sempre lembrando que quem exerce atividade remunerada precisa passar por avaliação psicológica e será encaminhado para um profissional com credencial. Os aprovados nos exames precisam pagar taxa de emissão e esperar as orientações para acessar a CNH Digital (por e-mail). 

Para solicitar a renovação da CNH pelo app Poupatempo é só buscar o mesmo menu: Serviços > CNH > Renovação de CNH > Adicionar CPF e senha. 

Se você não é de São Paulo, procure o site do Detran do seu estado para saber mais sobre a renovação da carteira de motorista online. Procure no Google ‘Detran + sigla do seu estado’ e acesse o site. 

 

Leia Também