- Publicidade -

Renovação de CNH: Veja o cronograma, quem precisa e como solicitar

Veja quem precisa fazer a renovação da CNH em janeiro

0

Se você faz parte dos motoristas que tiveram sua carteira de habilitação vencida entre março e abril de 2020 e ainda não regularizou sua situação, faça isso o mais rápido possível. Essa norma foi decretada a partir da publicação da Deliberação 243 do Conselho Nacional de Trânsito, conhecido também por Contran, de 09/11/21. De acordo com a nova legislação, houve a definição de um cronograma completo que você pode conferir logo abaixo para os casos de CNHs que tiveram vencimento entre os dias 1 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. O período para que a regularização ocorra foi definido com base no mês de vencimento do documento. As CNHs que têm vencimento entre maio e junho de 2020 deverão ser regulamentadas  até 31 de janeiro de 2022.

- Publicidade -

Renovação de CNH Veja o cronograma, quem precisa e como solicitar
Veja as novas normas para regularizar a renovação da sua CNH.  Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

Como fazer o pedido de renovação

Se você precisa fazer o pedido de renovação da usa CNH, ele pode ser realizado de maneira online, através do portal do DETRAN.SP (www.detran.sp.gov.br), pelo Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou então pelo aplicativo do poupatempo digital. É importante lembrar que o condutor não pode ter a CNH suspensa ou cassada ou qualquer tipo de bloqueio no prontuário.

O presidente do Detran-SP, Neto Mascellani, declarou: “Embora os prazos tenham sido suspensos em março do ano passado, o Detran.SP disponibilizou durante todo o período da pandemia a renovação de CNH por meio da plataforma online. Em apenas alguns cliques, de forma segura e sem burocracia, o motorista pode efetuar o serviço sem a necessidade de ir a um posto presencialmente”

- Publicidade -

De acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro, também conhecido como CTB, quando o motorista não regulariza sua situação e dirige com a sua CNH vencida, essa é um infração considerada gravíssima. Além de serem adicionados sete pontos na carteira do condutor, o valor da multa é de R$293,47.

Veja também: Nova CNH 2022: Veja o novo modelo e benefícios da carteira de habilitação que entra em vigor a partir de junho

Passo a passo para renovação da CNH

Entre em alguns dos portais já falados anteriormente, como o do Detran-SP ou do Poupatempo, realize o seu agendamento de forma presencial, se assim desejar, selecione a data e a hora do exame médico e do exame toxicológico – se for o seu caso – pague o valor da taxa de emissão de R$107,00 e espere o dia de retirar o documento.

- Publicidade -

Veja também: CNH Social 2022 Inscrições: Carteira de Habilitação Gratuita está sendo oferecida em algumas regiões do país – Veja como se inscrever

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais