Renove sua CNH sem sair de casa; atualização do documento pode ser feita através da internet

Motoristas terão possibilidade de fazer renovação de CNH pela internet; confira como!

Conseguir passar nos exames para a Carteira Nacional de Habilitação é um passo muito importante para os motoristas. Contudo, a partir desse momento, iniciam as obrigações legais como condutor. 

Uma delas é estar sempre atento às datas de renovação do documento. Isso ocorre porque conduzir um veículo com a CNH fora da validade pode trazer muitos problemas para a pessoa, incluindo multas e perda de pontos na carteira. Sendo assim, aprenda a como solicitar a renovação da carteira sem sair de casa e evite penalidades.

Renovação de CNH através da internet; motoristas não precisam mais comparecer aos postos, entenda
Renovação de CNH pela Internet já é realidade por meio de aplicativo / Imagem: Divulgação.

Renovar CNH pela internet?

Muitas pessoas não sabem que é possível efetuar a renovação da CNH sem precisar sair de casa. Atualmente o Departamento de Trânsito da região já está permitindo que os condutores façam a solicitação através do Posto Digital. 

Diferente de antes, os motoristas não possuem mais a necessidade de agendar horário para comparecer aos postos responsáveis pelos serviços do Detran. Agora, é necessário apenas ir ao órgão para fornecer as impressões digitais e também a foto. Após esses passos, o processo já está realizado. 

Além disso, outro detalhe que mudou foi a ordem do atendimento. A partir de agora, as pessoas devem ser atendidas através da ordem de chegada. Assim, de acordo com a empresa, o condutor deve escolher em qual unidade do Detran irá comparecer para efetuar os passos necessários.

Desta forma, através do site do Posto Digital também é possível ser informado do endereço da clínica médica selecionada para o exame de aptidão mental e física. Ainda, lá também estará disponível a possibilidade de escolha do local de retirada do novo documento. 

Veja também: Confirmado pelo STJ: Brasileiros vão contar com nova regra na CNH após ter sido suspensa

Como fazer a solicitação?

Porém, antes de compreender como emitir a nova carteira, é importante entender que poderão escolher a opção de emissão virtual apenas as pessoas que desejam fazer o processo simplificado. Ou seja, sem adição de categoria ou alteração de dados. Deste modo, quem desejar um desses outros serviços deve realizar o agendamento como anteriormente. 

Para conseguir efetuar os processos do documento, o usuário deve utilizar o serviço do Posto Digital que permite à pessoa de se conectar com o sistema do Detran. Assim, nele é possível resolver diversos procedimentos relativos ao órgão. 

No site, onde era possível fazer consulta dos dados referentes à validade da carteira ou da quantia de pontos, agora há a inclusão da opção “Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar”. Dessa maneira, para conseguir ter sucesso no processo, é necessário que o requerimento já esteja pago. 

Para acessar o benefício basta entrar no portal do Detran https://www.detran.rj.gov.br/ e buscar pela opção. É importante destacar que a novidade está disponível para o Estado do Rio de Janeiro no momento. Entretanto, em breve a opção pode chegar a outras regiões. 

Não será mais necessário fazer autoescola?

Há um projeto em trâmite no Senado Federal que propõe que os interessados em tirar a CNH não precisem mais frequentar as aulas da autoescola. Embora as provas, tanto a teórica quanto a prática, continuem sendo obrigatórias, quem deseja tirar a CNH poderá aprender de forma independente, com parentes ou instrutores contratados por fora.

Logo, uma das motivações para o projeto de autoria de Katia Abreu é reduzir os custos para os cidadãos. Conforme a autora, a proposta pode reduzir em até 80% o preço total para tirar a carteira de motorista. Entretanto, ainda não há uma aprovação final do projeto. É necessário aguardar por novas novidades.

Multa em dobro aprovada?

Uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro pode ter deixado muitas pessoas com dúvidas no que diz respeito à aprovação de uma multa em dobro. Sendo assim, é preciso explicarmos algumas questões em relação a isso.

Em primeiro lugar, não há, de fato, uma multa dobrada. O que ocorre é a possibilidade da multa chegar ao dobro do valor, em uma situação em específico.

Desse modo, a situação volta-se para as empresas. Como assim? De acordo com a nova regra, caso algum motorista que dirija para uma empresa cometa alguma infração, deve haver a identificação do motorista que cometeu a infração. Do contrário, a empresa poderá arcar com uma multa no dobro do valor.

Transferência de veículos online

Uma boa notícia para motoristas que desejam comprar ou vender veículos: agora já é possível fazer o processo de transferência de modo virtual.

Para realizar a transferência há duas possibilidades. A primeira delas é acessar a página do Dentran, pelo link: https://bityli.com/pqHEtP.

Outra opção é pelo aplicativo PoupaTempo Digital, que pode ser acessado no endereço: https://bityli.com/zsoWMq.

No entanto, é preciso dizer que esta modalidade está válida apenas para veículos expedidos após Janeiro de 2021, uma vez que este grupo possui o documento digital necessário para realizar a transação.

Ainda, a novidade se encontra disponível para o estado de São Paulo, mas pode estar disponível em breve nos demais estados.

3 coisas que podem fazer você perder a sua CNH

Perder a CNH pode ser o medo de muitos condutores já habilitados. Contudo, isso pode acontecer já que mesmo habilitado é preciso seguir algumas regras de trânsito para que, assim, possa se dirigir em harmonia, garantindo a segurança do próprio motorista e, também, dos demais motoristas e pedestres.

Entretanto, há algumas atitudes que, caso associadas com outras, podem gerar a perda da CNH do condutor.

A primeira delas é conduzir um veículo utilizando uma carteira de natureza diferente da que o condutor possui. Por exemplo, dirigir um veículo de categoria A sendo habilitado na categoria B. A infração é gravíssima.

Além disso, dirigir um veículo com a CNH vencida a mais de um mês também é problemático. A infração é também considerada gravíssima.

Por fim, outra atitude é não portar a CNH. Embora a natureza seja leve, caso o condutor possua outras infrações, os pontos perdidos somados podem ser responsáveis pela perda da carteira.

CNH Social: como tirar carteira de graça?

Há um programa social que é responsável por milhares de cidadãos com a possibilidade de tirar a Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita. O nome do programa é CNH Social. Assim, através dele, os cidadãos selecionados podem fazer todo o processo da auto escola sem pagar nada por isso.

O programa começou a atuar em 2011 e, de lá para cá, auxiliou diversos brasileiros a conquistarem o sonho de ter em mãos uma carteira. Dessa forma, o Detran de cada estado é responsável pelo lançamento dos editais, nos quais é possível conferir as regras para se inscrever. É possível conferir outros detalhes a respeito ao acessar o site oficial do Detran do seu estado.

Veja também: Novo modelo da CNH já começou a ser emitido; motoristas serão obrigados a atualizar documento?