Renegociação de dívidas através do FIES começam HOJE (08); veja como vai funcionar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou recentemente que as determinados inadimplentes poderão receber descontos de até 100% no valor da sua dívida com o Fies. Veja como vai funcionar!
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) funciona como um programa do Ministério da Educação que tem como propósito financiar a graduação na educação superior dos estudantes que estejam matriculados em uma instituição de ensino privada.
O programa existe desde 1999 e um grande número de estudantes já puderam se beneficiar com as oportunidades oferecidas pelo Fies. As informações do governo federal revelam que somente em 2014 cerca de 26% dos estudantes matriculados em instituições não públicas já haviam se beneficiado com a iniciativa.
Nos últimos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma excelente novidade para as pessoas que possuem dívidas no FIES. Isso porque a partir de agora os débitos poderão ser renegociados com descontos. Portanto, confira a seguir como vai funcionar o processo!

Processo de renegociação de dívidas do FIES já começaram
Nesta terça-feira (07), a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil começaram o processo de renegociação de dívidas dos estudantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os valores em atraso poderão receber um desconto de até 100% em juros e multas. Já no caso da liquidação integral do contrato, o desconto pode chegar a 99% do valor da dívida.
Na última semana, o presidente Lula sancionou a lei que permite que sejam feitas as renegociações. Dessa forma, nesta segunda-feira (06), o atual ministro da Educação, Camilo Santana, revelou que a principal preocupação do presidente é conceder celeridade aos procedimentos.
Ainda de acordo com o enfatizado pelo chefe do governo, cerca de 1 milhão e 240 mil pessoas poderão renegociar as dívidas do Fies. Além disso, as condições são bastante favoráveis, havendo a possibilidade de obter descontos de até 99% do principal e 100% dos juros e multa, com isso, a pessoa pode pagar somente 1% da dívida a depender da condição que deseja.
Durante o encontro que decidiu a respeito do processo de renegociação dos débitos, também estavam presentes os representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, assim como do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é responsável por operar o Fies.
Confira também: Endividado com o FIES? Lula sanciona lei e descontos chegam a 100%
Saiba mais sobre a nova lei autorizada por Lula!
A Lei assinada pelo presidente Lula foi responsável por criar condições mais favoráveis para a amortização para estudantes que possuem contratos com Fies que foram celebrados entre o fim de 2017 e com débitos vencidos que não foram pagos até 30 de junho de 2023.
Ainda de acordo com o afirmado pelo ministro da Educação, mesmo aqueles que possuem contas em dia com o Fies poderão ter acesso a algumas vantagens para realizar o pagamento da dívida principal.
Saiba mais: Fies poderá ser renegociado com 100% de DESCONTO; confira a nova lei sancionada por Lula