Rede e-Tec

Rede e-Tec Brasil – Ensino tecnológico ao alcance de todos!

Entenda detalhes de como funciona o programa Rede e-Tec / Ministério da Educação

Lançado no ano de 2007, o sistema de ensino Rede e-Tec Brasil tem como o objetivo oferecer educação profissional e tecnológica através do Ensino à Distância (EAD), aumentando deste modo o acesso aos cursos técnicos dos níveis médios, público e gratuitos; com a colaboração de cidades e Estados brasileiros, além do distrito Federal e União.

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável pelo auxílio financeiro na preparação dos cursos, que são ministrados em instituições de ensino públicas.

Enquanto o MEC arca com o lado financeiro do sistema, as cidades, Estados e Distrito Federal operam com o fornecimento de estruturas, recursos, materiais, manutenção dos exercícios, dentre outros itens dos quais as instituições que ministram os cursos necessitam.

Instituições que participam da Rede e-Tec

Rede e-Tec

Conheça a seguir, algumas das instituições educacionais que apoiam a Rede e-Tec de ensino, ajudando a promover o acesso aos cursos profissionalizantes gratuitos a milhares de brasileiros:

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): A partir da premissa de oferecer cursos técnicos na modalidade de Ensino à Distância, a UTFPR colabora com o programa, oferecendo cursos profissionalizantes online, deste modo, auxiliando alunos a adquirirem mais aptidões e se desenvolver profissionalmente, deste modo, crescendo no mercado de trabalho e ajudando a sociedade em si.

SENAR: O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural também aderiu ao programa Rede e-Tec e através da iniciativa, oferece oportunidades de estudos para os indivíduos do campo. Alguns dos seus cursos com modalidade de Ensino à Distância, estão disponíveis: Gestão de Riscos, Inclusão Digital, Agricultura de Precisão e Campo Sustentável.

Para se cadastrar nos cursos EAD do SENAR, basta acessar: http://ead.senar.org.br/cursos/

SENAC: A instituição também oferta cursos profissionalizantes e técnicos EAD.

Vale lembrar que estão abertas as inscrições para os cursos técnicos nas modalidades presenciais e à Distância da instituição.

No total, são 12 diferentes opções nos setores do comércio, design, gestão, informática, meio ambiente, segurança e turismo. O período de inscrições se inscreve até o dia 14 de agosto.

Rede E-tec 2017Para se inscrever nos cursos da Rede e-Tec do SENAC, acesse o link: http://bit.ly/etec-senac

Instituto Federal Amazonas (IFAM): A instituição também disponibiliza cursos técnicos sob a coordenação da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância (DED).

O instituto tem como objetivo oferecer cursos profissionalizantes que forneçam acesso no mercado de trabalho aos jovens e adultos, além de jovens e adultos que já trabalham, mas necessitam de uma qualificação melhor para exercer as suas atividades e crescer no mercado de emprego.

Onde encontrar os Cursos da e-Tec Brasil?

Além das instituições de ensino citadas acima, é possível localizar outras cidades e estados participantes do programa. É possível fazer a consulta dos cursos Rede e-Tec, no portal da Rede e-Tec Brasil, através do link: http://bit.ly/etec-brasil. Outra opção é se informar diretamente nas seguintes entidades:

– Secretaria Municipal de Educação;

– Secretaria Estadual de Educação;

– Institutos Federais de Educação Tecnológica;

– Universidades Federais;

– Polos de educação de ensino presencial de Universidades Federais;

Quais os cursos disponíveis pela Rede e-Tec?

O Ministério da Educação não decide quais os cursos serão ofertados pela Rede e-Tec Brasil, esta decisão fica a critério das instituições parceiras do programa.

Mas, podemos citar alguns dos cursos disponibilizados pelas instituições:

– Técnico em Administração;

– Técnico em Automação Industrial;

– Técnico em Edificações;

– Técnico em Eletrotécnica;

– Técnico em Informática;

– Técnico em Manutenção e Suporte em Informática;

– Técnico em Segurança do Trabalho;

Como se inscrever nos cursos da Rede e-Tec Brasil?

Rede E-tecDepois de verificar se na instituição de ensino que você deseja estudar possuir cursos da Rede e-Tec, será necessário se dirigir a instituição de ensino e realizar a sua matrícula. Só é possível matricular-se pessoalmente, pela internet só é permitido consultar as escolas participantes e cursos disponíveis.

 

Leia Também