Redação do Enem

Redação do Enem – Confira algumas dicas preciosas que poderão lhe ajudar no momento de realizar a Redação do Exame Nacional do Ensino Médio!

Confira algumas dicas preciosas que poderão lhe ajudar no momento de fazer uma das principais partes da prova do Enem!

Muitas pessoas estão fazendo a parte final de sua preparação para uma das provas mais importantes do ano: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É através dessa prova que muitos irão garantir o acesso ao ensino superior gratuito.

Para isso, porém, é necessário estar pronto para todas as partes da prova e é essencial que todos os candidatos tenham cuidados na Redação do Enem para conseguir ocupar um lugar de seu interesse.

Sabendo disso, selecionamos dicas e detalhes sobre essa etapa do exame que poderão fazer toda a diferença em sua vida profissional. Pode ser o seu ano de conquistar boas notas e entrar em uma universidade pública ou particular usando as notas do Enem.

Redação do Enem
Foto: Divulgação

Dicas Redação do Enem

Dicas Redação do Enem
Foto: Divulgação

Muitas pessoas procuram saber porque as Dicas Redação do Enem são tão importantes? Isso acontece já que esses números podem equivaler a 20% de toda a sua nota final. É necessário, portanto, ficar atento para garantir uma pontuação que irá lhe dar um resultado interessante.

É importante lembrar que existem competências Redação do Enem que garantem a sua avaliação. A primeira delas é que os participantes demonstrem ‘domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa’ – de acordo com a Cartilha do Participante disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Saiba mais sobre a Cartilha Redação Enem 2018!

Por isso uma primeira dica é sobre qual linguagem usar Redação Enem 2018: use a linguagem formal culta, sempre evitando traços de coloquialismo (linguagem informal), palavras de baixo calão ou gírias.

Como Fazer Redação Enem 2018

Como Fazer Redação Enem 2018
Foto: Divulgação

E como fazer Redação Enem 2018? Evite dar um tratamento de 1ª pessoa ao seu texto: ou seja, é indicado usar a 3ª pessoa do singular (ou plural) em seu texto. É importante também lembrar que a redação é de caráter dissertativo-argumentativa.

Importante: evite gírias e vícios de linguagem. Pleonasmos (repetições desnecessárias de palavras ou ideias), cacófatos, ecos (repetições sonoras sequenciadas), entre outros, poderão ser um problema. É proibido (para uma boa nota) usar palavras de baixo calão!

Fique atento também a outros vícios: barbarismo, ambiguidade e neologismo. Continue estudando e preparando para obter boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio. Conheça mais temas que poderão fazer parte do Enem: https://pronatec.pro.br/conheca-8-assuntos-que-podem-ser-tema-da-redacao-do-enem-2018/

 

Leia Também