FINALMENTE: veja como fazer reconhecimento de firma utilizando apenas o seu celular

Entenda como funciona o reconhecimento de firma online.

Existem alguns processos durante a vida adulta que podem ser bastante burocráticos. Dentre eles está o reconhecimento de firma. Precisar ir até um cartório e aguardar sua vez no atendimento pode ser algo que rouba um grande tempo de uma população que vive com pressa. 

Agora, esses locais já disponibilizam esses processos de maneira online. Sem sair de casa, sem enfrentar filas e sem pegar trânsito. Essa opção pode ser realizada durante uma videochamada com o tabelião responsável. 

FINALMENTE: veja como fazer reconhecimento de firma utilizando apenas o seu celular
Entenda como realizar o reconhecimento de firma online – Imagem: Divulgação; @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o reconhecimento de firma?

O processo de reconhecer firma é basicamente uma declaração onde o tabelião reconhece a semelhança ou autenticidade da assinatura de uma pessoa em um documento. Normalmente esse processo é exigido durante alguns atos jurídicos como realizar transferência de veículos, autorizar viagem de menores, contratos imobiliários, e outros documentos oficiais. 

Dessa maneira, além de realizar a digitação do trâmite dessa autenticidade, o novo método poderá facilitar o encontro de pessoas que talvez estejam em locais diferentes. Isso porque esses processos já são utilizados em situações como uniões estáveis, divórcios e também testamentos. 

De acordo com o Colégio Notarial do Brasil (CNB), o método já está disponível para cartórios de todo o país através da plataforma de e-Notariado, desenvolvida pelo órgão. Porém, é necessário saber que para realizar o processo, será necessário já ter firma aberta no cartório que escolher e uma assinatura digital que tenha sido emitida pelo mesmo tabelionato. 

Segundo o CNB, o reconhecimento realizado pela internet terá o mesmo preço do que o presencial, o que poderá mudar de acordo com o Estado no qual o cartório se encontra. Assim, a emissão do documento digital é gratuita, porém, será necessário pagar o envio do documento caso a pessoa deseje o modelo físico. 

Saiba mais: Brasileiro NÃO precisa mais ir a cartório para reconhecer firma; saiba mais

Reconhecer firma online

As pessoas que desejam reconhecer firmas pela internet devem, em primeiro lugar, adquirir um certificado digital notarizado. Esse processo poderá ser realizado na plataforma e-Notariado. Será necessário disponibilizar informações básicas, uma foto e documento de identificação que esteja dentro da validade de três anos. 

Utilizando o certificado, o tabelião poderá identificar o cidadão em um dos cartórios que estejam credenciados na modalidade, e isso poderá oferecer a assinatura de atos notariais. 

Sendo assim, após adquirir este certificado, será necessário criar um fluxo de assinaturas para este documento utilizando a plataforma e-Not Assina. Dessa maneira o usuário deverá enviar o documento que precisa ter a firma reconhecida. Além disso, será necessário indicar quais são as pessoas que deverão assinar o registro. 

Depois de todos esses passos realizados será necessário efetuar o pagamento do procedimento. Porém esse processo pode ser feito de forma virtual através da plataforma digital. Porém, como já comentado anteriormente, o valor do reconhecimento de firma tem um valor tabelado a depender do Estado onde o procedimento ocorre. 

Porém, o que é possível saber é que a quantia é de mesmo valor que o processo presencial. Dessa maneira são aceitos os repasses através de cartão de crédito ou ainda PIX. 

Após a assinatura de todos os envolvidos, o documento segue para o reconhecimento das firmas eletrônicas. 

Veja também: Novo documento (RG) é obrigatório? Como faço para solicitar?