Receita libera CONSULTA ao 1º lote da restituição do Imposto de Renda: veja como SACAR seu saldo

Os brasileiros que desejam receber a restituição do imposto, devem ficar atentos ao prazo de envio da declaração. Saiba como fazer a consulta

A Receita Federal liberou a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. Todos os anos, o órgão paga parte do tributo aos contribuintes. Para ter direito ao pagamento, é necessário comprovar algumas despesas na declaração. Gastos com saúde, educação, pensão, doações, entre outros podem ser deduzidos do tributo. Assim, o valor da restituição fica ainda maior. 

De acordo com o cronograma da Receita, o primeiro lote de pagamentos ocorre no dia 31 de maio – mesma data do prazo final para a entrega da declaração. Quem enviou o documento cedo, tem uma maior probabilidade de receber o pagamento no primeiro lote. Vale salientar que o Governo Federal prioriza alguns grupos para receber o pagamento. 

Continue lendo esta matéria para saber como fazer a consulta do pagamento da restituição do Imposto de Renda. 

Receita-libera-CONSULTA
Primeira consulta do Imposto de Renda é liberada pela Receita Federal – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Receita Federal libera consulta da restituição 

Antes de mais nada é importante deixar claro quem tem direito à restituição do Imposto de Renda. Como já dito antes, algumas despesas fazem com que o contribuinte tenha acesso ao benefício. Caso ele tenha enviado a declaração até o dia 10 de maio, existe uma probabilidade maior da Receita pagar no primeiro lote. Mesmo assim, existem os grupos prioritários que devem ser respeitados. 

Confira quem tem prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda em 2023 

Os brasileiros que possuem, no mínimo, 80 anos de idade estão em primeiro lugar da lista de grupos prioritários. Em seguida, existem os brasileiros com 60 a 79 anos de idade. Depois, podem receber os contribuintes que se enquadram no grupo de PCD (Pessoas com Deficiência). Em seguida, os que possuem o magistério como maior fonte de renda. 

Neste ano, dois grupos prioritários foram colocados pela Receita Federal. Quem optar pelo recebimento da restituição através do Pix, pode receber o benefício. Por outro lado, quem enviar a declaração pré-preenchida também pode entrar na lista de prioridades. Afinal de contas, ambas escolhas facilitam o trabalho do órgão. 

Mesmo os grupos prioritários precisam se certificar que enviaram a declaração dentro do prazo (10 de maio) para receber no primeiro lote. Além do mais, o documento não pode conter erros. Uma inconsistência pode levar o contribuinte para a malha fina da Receita Federal. Assim, receberá a restituição em lotes posteriores. 

Veja também: Foi TAXADO nas compras online? Saiba como resolver esse problema!

Afinal, como consultar a restituição? 

Pela lei, a Receita Federal deve liberar a consulta uma semana antes do pagamento do lote. O primeiro lote, como já dito, será pago no dia 31 de maio. Então, os brasileiros podem fazer a consulta até o dia 24 de maio. O processo é feito pela página do órgão, o mesmo usado para instalar o software do programa do IR. 

Basta acessar: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br. Em seguida, o contribuinte deve fazer login com o seu CPF e senha. Assim, poderá consultar a situação da declaração. Caso esteja apto para receber a restituição, o site vai informar o contribuinte. Caso não, ele poderá consultar nos próximos lotes. 

Veja também: CORRA: prazo para adesão em IMPORTANTE programa de redução nas dívidas está ACABANDO