Receita acaba de abrir NOVA consulta para verificar sua situação em relação à MALHA FINA: confira!

Quer saber se você caiu ou não na malha fina? Veja como saber da sua condição agora mesmo!

Recentemente, a Receita Federal liberou a consulta aos contribuintes para que eles descubram se caíram ou não na malha fina. Mesmo que essa situação ocorra, ainda é possível consertar os problemas para se livrar dessa dor de cabeça, que pode ter diversos motivos para ocorrer. Por isso, é bom consultar sua situação.

Nesse sentido, se você ainda não sabe o que significa estar nessa situação, o que pode te levar a ela e como consultar se você foi pego ou não, continue acompanhando a matéria a seguir e veja todas essas informações.

A Receita Federal finalmente liberou a consulta para que contribuintes saibam se caíram ou não na malha fina. Veja como fazer isso!
A Receita Federal finalmente liberou a consulta para que contribuintes saibam se caíram ou não na malha fina. Veja como fazer isso! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, o que significa cair na malha fina?

A princípio, antes de saber como consultar sua situação, é importante saber o que, afinal de contas, significa cair na malha fina e por quais razões isso é ruim. Em síntese, trata-se de um procedimento de fiscalização, por parte da Receita Federal, sendo necessário olhar com mais detalhe nas declarações enviadas.

Isso quer dizer que aqueles que caem na malha fina tiveram algum problema com o envio do documento e, por essa razão, o órgão precisa fazer uma análise mais profunda sobre ele. Ou seja, é um problema que pode ser consertado, mas aqueles que não o fazem podem enfrentar sérias consequências com o fisco.

Para saber se você caiu na malha fina ou não, é necessário acessar o Portal e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/), fazendo login na plataforma. Por lá, você vai poder conferir tanto sua situação como os motivos que levaram a sua declaração à retenção, podendo consertar esse problema posteriormente.

Veja também: Lote de pagamento RESIDUAL da restituição do Imposto de Renda: consulte!

Por quais motivos posso cair nessa situação?

Ademais, de acordo com informações da própria Receita Federal, há alguns motivos pelos quais uma declaração pode acabar caindo na malha fina:

  1. Omissão de dados: nesse caso, pode haver uma omissão de rendimentos e, consequentemente, uma falha na hora de apurar todas as fontes de renda, como é o caso de aluguéis, salários, pensões, etc.;
  2. Deduções irregulares: em seguida, se o contribuinte colocar deduções que não são possíveis, como despesas educacionais e médicas que não existem, há essa possibilidade. O mesmo ocorre com despesas que não forem dedutíveis;
  3. Divergência de informações: ainda, pode haver alguma discrepância entre os dados que foram enviados pelo contribuinte e os que foram fornecidos por fontes pagadoras, como é o caso dos empregadores;
  4. Omissão de ganhos de capital: por fim, pode haver também a omissão de ganhos que foram obtidos através da venda de bens, como de veículos ou imóveis, por exemplo.

Quando isso acontece, é importante que o declarante saiba da sua situação, acesse o portal para saber por quais motivos a declaração caiu na malha fina e, então, consiga consertar o problema enviando uma declaração retificadora. A partir disso, aliás, ele poderá ter direito ao recebimento da restituição do Imposto de Renda.

Veja também: Ministro manda recado importante sobre o Bolsa Família: aumento confirmado para 2024?