Notícias

Posso receber a pensão por morte pelo resto da vida? Saiba o que diz o INSS!

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – realiza os pagamentos de vários benefícios e direitos previdenciários e assistenciais. Dentre eles encontram-se auxílios, aposentadorias, pensões, salário-maternidade e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Atualmente, a autarquia é responsável por cerca de 36 milhões de segurados, dentre os quais a maioria recebe o equivalente a um salário mínimo atual, que é de R$ 1.212,00.

No entanto, um tipo de pensão, a pensão por morte, pode trazer muitas dúvidas para os seus beneficiários. Antes de mais nada, é importante definir do que se trata esse pagamento. Assim, ele é feito para o dependente (ou os dependentes) de um segurado do INSS que tenha falecido. Há vários grupos de dependentes que podem ter direito a receber. Mas a dúvida comum entre vários deles é com relação ao tempo de pagamento: afinal, uma pessoa pode receber a pensão por morte de forma vitalícia? Veja mais a seguir.

Muitas pessoas recebem a pensão por morte do INSS e podem ter dúvidas / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem pode receber?

É importante destacar que os vários grupos que podem ter direito à pensão por morte se enquadram em uma lista de prioridades para recebimento. Portanto, no primeiro grupo, aquele que mais tem prioridade a receber, encontram-se os cônjuges ou companheiros. Em seguida, o segundo grupo é composto pelos filhos do segurado que faleceu, que devem ter até 21 anos incompletos, desde que não sejam emancipados. Aqui, excetua-se os filhos com deficiência ou invalidez.

Por outro lado, o terceiro grupo inclui o pai e a mãe, no caso de os pais ainda serem dependentes financeiros do segurado. Assim sendo, é preciso comprovar a dependência financeira. Por fim, o último grupo inclui os irmãos, desde menores de 21 anos e não emancipados, ou inválidos.

Veja também: Saiba o que fazer para evitar o BLOQUEIO do seu benefício INSS: obrigações dos beneficiários!

Pensão por morte pode ser vitalícia?

Há três fatores que podem influenciar no tempo de pagamento da pensão por morte, sendo eles: idade do beneficiário, tipo de dependente e tempo de contribuição que o segurado possuía acumulado, quando houve o óbito. Para irmãos ou filhos, o pagamento ocorre até completar 21 anos, ou na recuperação de caso de invalidez. Caso não haja possibilidade de recuperação da invalidez, pode haver a chance do pagamento ser vitalício.

Com relação ao primeiro grupo, composto por companheiros ou cônjuges, é preciso analisar a situação. Assim, se o segurado do INSS tiver feito menos de 18 contribuições ou se o relacionamento tiver menos de 2 anos, a pensão por morte é paga apenas por 4 meses.

Por outro lado, se obedecido esses dois requisitos, o tempo varia conforme a idade do beneficiário. Caso a idade seja menor do que 22 anos, a pensão por morte dura 3 meses. Por sua vez, beneficiários com idade entre 22 anos a até 27 anos podem receber por 6 anos.

Além disso, com idade entre 28 a 30 anos, os beneficiários recebem por uma década. A pensão por morte, no entanto, em casos em que o beneficiário tenha entre 31 e 41, é paga por 15 anos. O pagamento pode chegar a 20 anos, se o beneficiário tiver entre 42 e 44 anos.

Por fim, a pensão por morte pode ser paga de forma vitalícia, se a idade do beneficiário por maior do que 44 anos.

Veja também: Grupo de aposentados e pensionistas INSS podem receber quase R$ 9 MIL mensalmente e não sabem; confira

Said Slaibi

Professor de Português, Redação e Francês. Sou membro da equipe de redação do site PronaTEC.

Compartilhe
Publicado por
Said Slaibi

Notícias recentes

Não aguenta mais AQUELE grupo do WhatsApp? Veja como SAIR sem ninguém perceber!

Muitas vezes, estar em um grupo específico de WhatsApp pode ser incômodo, mas sair pareceria…

2 horas atrás

Cartão de crédito recebe MUDANÇAS importantes que valem a partir de HOJE (02); confira

Quem utiliza cartão de crédito pode se surpreender positivamente com as mudanças que vão chegar…

7 horas atrás

Estudantes universitários podem escolher entre 6 EXCELENTES contas bancárias benefícios EXCLUSIVOS!

Estudantes universitários que precisam de uma conta bancária que supra suas necessidades podem escolher algumas…

9 horas atrás

FINALMENTE! Portabilidade das contas de cartão de crédito vai COMEÇAR a partir de HOJE (02)

A portabilidade de contas do cartão de crédito pode trazer alívio financeiro para muitos consumidores,…

11 horas atrás

Trabalho dos SONHOS para os dorminhocos: ESTA empresa vai te PAGAR para dormir!

Dormir é uma das atividades mais queridas por todo mundo. Agora, poder trabalhar com isso…

18 horas atrás

Programa Acredita libera renegociação de DÍVIDAS e linhas de crédito EXCLUSIVAS: participe!

Brasileiros que estiverem com dívidas em aberto, mas querem se livrar dos débitos através do…

20 horas atrás