Você pode estar na lista para receber os ATRASADOS do INSS e nem sabe: saiba como consultar
Milhões de segurados do INSS podem receber uma alta quantia em dinheiro, tendo em vista a autorização para os pagamentos dos atrasados/retroativos.
O ano de 2023 está reservando uma bolada que pode ser direcionada para milhões de pessoas, principalmente para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. De forma mais clara, o INSS foi autorizado ao pagamento de milhões de reais em retroativos/atrasados.
Diversas pessoas podem ter acesso ao dinheiro proveniente do INSS, mas a grande maioria não faz a menor ideia disso. É exatamente por esse motivo que é preciso ter grande atenção em relação aos valores, data para pagamento e critérios para a concessão.
Assim sendo, todos aqueles que possuem, ou já possuíram, algum vínculo com o INSS, podem estar aptos ao recebimento. Basta, então, entender qual a origem dos valores e o que é preciso para resgatá-los, conforme as regras atuais.

Saiba de onde vem o pagamento dos atrasados e retroativos do INSS e descubra se você tem direito
Hoje em dia, mais de 35 milhões de pessoas recebem do INSS. Com ainda mais exatidão, o INSS confirmou que cerca de 37 milhões de pessoas estão na folha de pagamentos do Instituto, variando entre o recebimento dos mais diversos benefícios previdenciários.
Apesar do INSS seguir diversas normas sobre a concessão e suspensão de benefícios, é comum que existam falhas específicas no sistema. Essas falhas podem acontecer por diversos fatores, e assim comprometer o benefício dos segurados, como por exemplo, oferecendo pagamentos inferiores aos que o indivíduo tem direito.
Dessa forma, uma nova decisão judicial autorizou que o INSS faça o repasse de uma altíssima quantia. Podem receber aqueles que:
- Entraram com algum processo judicial contra o INSS;
- Receberão valores menores do que o que tinham direito, e solicitaram uma revisão;
- Tiveram o benefício suspenso por algum motivo indevido;
- Entre situações similares.
O valor final pode depender de cada segurado, entretanto, tem-se o limite estipulado para até 60 salários mínimos, o que corresponde a mais de R$ 70 mil.
Veja também: Posso pagar o INSS apenas uma vez por ano? Entenda o segurado FACULTATIVO!
Veja qual o processo para resgatar o dinheiro
Primeiramente, é preciso ter em mente que somente aqueles que obtiveram aprovação nos processos abertos contra o INSS estão aptos para o recebimento do dinheiro. Isso porque os valores oferecidos correspondem ao que o INSS deveria ter pago, mas em decorrência de algum erro, não pagou.
Agora, para ter acesso ao saque do dinheiro, é necessário solicitar a ajuda de um advogado, especialmente, o advogado responsável pelo caso. Isso porque o repasse do dinheiro foi autorizado para o Tribunal Regional Federal de cada região.
Desse modo, cabe ao advogado consultar o órgão e verificar o calendário de pagamentos. Além disso, o advogado deverá entrar com o pedido, e a devida comprovação, para resgatar o valor final. Feito isso, o segurado poderá contar com a respectiva quantia que implica o processo.
Por fim, cada TRF pode contar com um calendário específico, visto que a liberação do dinheiro acontecerá de forma gradativa.
Veja também: Aposentados e pensionistas COMEMORAM anúncio de Lula sobre o INSS: novo AUMENTO vem por aí?