Receber ATRASADOS do INSS: Saiba o que fazer e quem tem direito a SOLICITAR o VALOR

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Receber ATRASADOS do INSS – Entenda como funcionará o processo de pagamento dos atrasados do Instituto Nacional do Seguro Social!

Brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país estão ansiosos para o recebimento de benefícios neste momento. Alguns estão aguardando, por exemplo, para receber atrasados do INSS por meio de pagamentos que são seus por direito. 

Mas será que esse processo é tão simples? Todos os segurados que estão com valores em aberto poderão receber os valores? Ao que tudo indica, algumas pessoas vão precisar fazer perícia médica em casos específicos. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre esses pagamentos que ainda estão em aberto. Saiba exatamente quem vai receber em breve e quem deverá passar por outros processos antes de receber os valores. 

Receber ATRASADOS do INSS
Imagem: Divulgação

Atrasados do INSS Quem tem direito

A primeira pergunta é: quem tem direito aos atrasados do INSS? Para responder isso precisamos lembrar que não existe apenas um tipo de benefício que é disponibilizado pelo Instituto. 

Ou seja, são vários os públicos que terão direito a esse tipo de pagamento atrasado do INSS. Alguns, porém, estão em destaque neste momento já que são os próximos valores a serem disponibilizados. 

São eles:

  • Aposentados ou pensionistas do INSS que entraram na Justiça contra o INSS; 
  • Segurados que receberam auxílio-doença durante a pandemia. 

Vamos falar aqui, especificamente, desse último grupo de beneficiários que agora precisa fazer perícia médica em alguns casos específicos. Como as unidades de atendimento presencial estavam paradas, muitas das rotinas mudaram recentemente. Entenda detalhes a seguir. 

Receber Atrasados Auxílio-Doença 

Para receber atrasados do Auxílio-Doença vários segurados vão precisar passar por perícia médica. Essa é uma medida que não vale para todos, mas alguns vão ter que fazer esse tipo de procedimento.

SETEMBRO tem PAGAMENTO do INSS automático de R$1.045: Veja como EFETUAR o SAQUE!

Quem vai precisar fazer perícia médica para receber os atrasados do INSS são aqueles que tem direito de receber um valor maior do que um salário mínimo (R$ 1.045). O serviço também serve para quem teve concessão após o dia 02 de julho de 2020. 

O adiantamento do Auxílio-Doença INSS estava acontecendo para muitas pessoas justamente por conta da suspensão dos serviços presenciais nas agências. O Instituto estava pagando um salário mínimo para quem pedia o benefício e enviada o atestado médico pelo portal Meu INSS

Receber Auxílio-Doença Atrasado sem perícia 

Também vão ter aqueles que vão receber Auxílio-Doença atrasado sem perícia. Quem recebeu a antecipação até 2 de julho e não pediu a prorrogação vai ficar dispensado da perícia para receber os atrasados (se tiver direito a isso). 

Segundo o próprio INSS, o pagamento das diferenças do INSS vai ser finalizado até o fim de outubro. A portaria nº 47 de 21 de agosto do Instituto, junto com a Secretaria de Previdência e Trabalho, também prevê outros detalhes. 

A antecipação de um salário mínimo para quem solicitou auxílio-doença será feita para requerimentos:

  • Protocolados até 31 de outubro; 
  • Solicitados por segurados que moram em cidades a mais de 70 km de distância de uma agência que já esteja com agendamento disponível para perícia médica. 

Cadastro no CadÚnico é obrigatório para ESTES benefícios! Veja como se CADASTRAR

 

Leia Também