Começou o prazo para pedidos de reaplicação do Encceja em 2021: Veja como solicitar o Exame para terminar os estudos

Atualizado Hoje!

Encceja 2021: Prazo para os pedidos de reaplicação do exame já começou! Veja como pedir o seu e terminar os estudos.

Se você deseja concluir seus estudos, provavelmente conhece o Encceja como uma das principais alternativas. O exame é destinado a jovens e adultos que não terminaram a educação formal na idade apropriada. Após um ano sem a aplicação da prova, devido à pandemia de Covid-19, mais de 1 milhão de pessoas tiveram a oportunidade de participar da avaliação.

Ou seja, a edição do Encceja 2021 corresponde também aos interessados que se inscreveram em 2020. As provas foram aplicadas no último domingo (29). No entanto, muita gente não conseguiu fazer os exames por problemas de saúde ou barreiras físicas, logísticas e estruturais. Essas pessoas já podem solicitar a reaplicação da prova; veja abaixo como fazer.

Começou o prazo para pedidos de reaplicação do Encceja em 2021 Veja como solicitar o Exame para terminar os estudos
Começou o prazo para pedidos de reaplicação do Encceja em 2021. Veja como solicitar o Exame para terminar os estudos. / Imagem: Divulgação.

Encceja 2021 – Reaplicação das provas

De acordo com dados da Agência Brasil, mais de 1,6 milhão de pessoas fizeram as provas do Encceja 2021. Entre esse grupo, 297.543 brasileiros buscaram a certificação do Ensino Fundamental, e 1.310.593 para o Ensino Médio. Independente do tipo de formação desejada, quem não conseguiu fazer as provas no último domingo já pode pedir a reaplicação.

Podem pedir a reaplicação do Encceja 2021 todas as pessoas que passaram pelas situações logísticas enquadradas no edital da versão de 2020 da prova. Essas situações incluem desastres naturais, falta de energia elétrica, problemas com o transporte público ou até mesmo um diagnóstico de Covid-19.

Inscrições para Auxílio estadual de R$ 1.000 estão abertas: Calendário com início em 30/08 – Veja como se inscrever

Encceja 2021 – Como pedir o novo exame?

Os inscritos que não puderam fazer a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens Adultos (Encceja) no último domingo (29), devem pedir a reaplicação da prova no site oficial do Encceja, disponível no endereço eletrônico http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. O prazo para o pedido da reaplicação dura até a próxima sexta-feira (3).

Na solicitação, o inscrito deve inserir a foto de um documento legível que comprove a condição expressa no edital. O documento precisa ter o nome completo do participante e o diagnóstico com descrição da condição. No caso de doenças, ele precisa contar também com o código da Classificação Internacional de Doença e assinatura do profissional que fez a consulta (com registro no CRM). O documento pode ser anexado nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2mb.

Encceja 2021 – Data de reaplicação

A reaplicação do Encceja 2021 acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro, os mesmos dias da aplicação inicial para pessoas privadas de liberdade. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), também será necessário comprovar a condição que ocasionou a ausência no dia da prova – no caso de doenças. Todos os casos serão analisados de maneira individual.

Essa regra vale para quem apresentou sintomas de Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa descrita no edital. A lista de doenças inclui coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica, outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela. Ainda tem dúvidas? Entre em contato direto com o Inep no site oficial do órgão do governo.

 

Leia Também