Reaplicação do Enem 2019 – Saiba como funciona e quais são os prazos!

Reaplicação do Enem 2019 – Confira todos detalhes sobre esse tema!

Você sabe como funciona o processo para refazer o Exame Nacional do Ensino Médio? Confira e saiba mais detalhes!

Antes de mais nada é importante lembrar que milhões de pessoas participaram do Exame Nacional do Ensino Médio nos últimos dois fins de semana. Nem sempre, porém, é possível fazer a prova por algum problema. Nesse caso pode ser pedida a Reaplicação do Enem 2019

Essa prova que continua sendo a principal porta de entrada para uma universidade pública no Brasil. Por isso são milhões de candidatos tentando obter uma boa nota para mudar sua vida pessoal e profissional. 

Em resumo, a seguir vamos trazer as principais informações para quem está pensando em solicitar a reaplicação. Saiba como funciona e quais são os casos considerados válidos para a solicitação. Confira!

Reaplicação do Enem 2019
Foto: Divulgação

Refazer Enem 2019

Primeiramente você sabia que é possível refazer o Enem 2019? Muitas pessoas sequer tinham ideia de que era possível fazer a prova uma segunda vez. Mas é importante saber mais detalhes para entender essa aplicação específica. 

Todos os participantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio possuem o direito de fazer a prova sem problemas. O que acontece algumas vezes, porém, é que os alunos passam por percalços que atrapalham sua chegar ao local de aplicação, por exemplo. 

Alguns estudantes foram afetados por aquilo que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) chama de “problemas logísticos”. Quem passou por isso poderá solicitar a reaplicação da prova do Enem 2019 entre os dias 11 e 18 de novembro. 

Os casos são sempre analisados um por um pelo órgão responsável pela organização das provas. É feita uma Comissão de Demandas do Inep que deverá verificar os causos específicos. 

Quem pode refazer Enem 2019

Por fim, quem pode refazer o Enem 2019? É importante que todos os interessados estejam de acordo com os problemas de logística definidos pelo MEC. São apenas alguns casos que fazem parte dessa lista. 

Ou seja, você não pode solicitar a reaplicação do Enem apenas porque acha que foi mal. Confira a seguir a lista de motivos que são consideradas válidas:

  • Falta de energia elétrica: sempre que esse fato comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural;
  • Desastres naturais: neste caso, apenas os que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local;
  • Erro do aplicador: algum erro de execução de procedimento de aplicação que leve ao comprovado prejuízo do participante.

Os interessados podem solicitar a reaplicação do Enem pela Página do Participante acessando o site:

https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

 

Leia Também