Real Digital: Como vai funcionar a nova moeda dos brasileiros proposta pelo Banco Central

Atualizado Hoje!

Conheça o Real Digital: A nova moeda proposta pelo Banco Central! Saiba como irá funcionar e o propósito da nova moeda brasileira.

Real Digital – O que é a Nova Moeda Digital Brasileira?

O Real Digital se tornou um dos assuntos mais comentados em torno da economia brasileira, desde que o ministro Paulo Guedes afirmou, em 4 de novembro de 2020, em um evento da Caixa Econômica Federal, que “o Brasil terá a moeda digital” e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central confirmou que uma moeda digital emitida por um banco nacional é uma consequência natural do processo de digitalização e modernização do sistema financeiro.

O anúncio foi realizado enquanto Guedes participava da comemoração do atingimento de 100 milhões de contas digitais abertas pela Caixa Econômica e, em seu discurso, o Ministro da Economia exaltou a independência do Banco Central e as iniciativas que estão sendo tomadas, como a criação do PIX e OpenBank.

real digital nova moeda brasileira

Segundo Campos, a expectativa é que o Brasil possua condições de emitir sua moeda digital já em 2022.

O que é o Real Digital?

O Real Digital é uma moeda digital. 

Segundo o fundador da Financial Move, Tasso Lago, a moeda digital é dinheiro em si, porém na forma digital. 

“As moedas digitais podem ser qualquer dinheiro virtual como o que temos em lugares como Pay Pal, por exemplo, ou qualquer outra plataforma” – Explica.

Os estudos e o preparo para o desenvolvimento do Real Digital foram acelerados durante a pandemia de Covid-19, visto que a recomendação sanitária desde o início foi para que fosse evitado o uso de papel-moeda, a fim de evitar contaminações.

Real Digital Deve Acabar Com o Uso de Papel-Moeda

Desde o início de 2021, o uso de dinheiro, em espécie, vem sendo reduzido.

Em janeiro, eram 8,539 bilhões de cédulas em circulação e no início de abril, já eram 7,9 bilhões de cédulas. 639 milhões a menos, em um curto período de tempo. 

A expectativa é que a moeda digital substitua completamente o dinheiro em papel-moeda, mas acredita-se que esse feito pode demorar algumas décadas para ocorrer.

Até lá, tudo indica que ambas as moedas coexistirão e a mudança ocorrerá de forma gradual e orgânica.

Real Digital Deve Gerar Economia aos Cofres Públicos

A emissão de papel moeda foi um assunto bastante abordado desde as primeiras especulações em torno da emissão de notas de R$200 e muitas pessoas que não tinham ideia do custo da fabricação do dinheiro passaram a entender como a circulação de papel-moeda afeta a economia nacional.

Com o uso do real digital, a tendência é que o papel-moeda seja cada vez menos utilizado e produzido, até que tenha sua produção encerrada.

China Lança O Yuan Digital

A primeira moeda digital do mundo é chinesa e foi lançada em abril deste ano. Pouco mais de um mês após o lançamento, mais de 100.000 pessoas já estão utilizando o Yuan Digital.

Estados Unidos Desenvolvem Dólar Digital

A tendência da diminuição de cédulas já foi observada em outros países, e nos Estados Unidos a moeda digital oficial já está em desenvolvimento, sendo que a promessa é que em julho de 2021 o Dólar Digital já seja uma realidade na vida dos americanos, segundo declaração da Reserva Federal dos Estados Unidos.

Moeda Digital é Plano de Futuro em Diversos Países

Além da China, que saiu na vanguarda das moedas digitais oficiais, e dos Estados Unidos e do Brasil, que já estão com seus projetos em desenvolvimento, outros países também estão estudando sobre a criação de suas moedas digitais. Entre eles: Reino Unido, Rússia e Índia.

Real Digital x BitCoin

O Real Digital, assim como o Dólar Digital, que deve estar em circulação em breve, não são como o BitCoin e outras moedas digitais já existentes e conhecidas mundialmente.

A principal diferença entre elas é a validade diante do Banco Central e das Instituições Financeiras Mundiais e a segurança das transações, tanto na área econômica quanto jurídica, já que o BitCoin e outros nove mil tipos de criptomoedas não possuem nenhum tipo de proteção jurídica ou legal em relação ao seu uso.

Moeda Digital Deve Causar Mudança no Mercado de Pagamentos

Uma das maiores características da moeda digital será a facilidade de transacionar dinheiro de conta para conta, com a mesma agilidade que já é possível verificar em um PIX ou TED.

A facilidade pode reduzir a necessidade da utilização de intermediadores como PayPal, PagSeguro e Wirecard, principalmente em transações à vista e, com o tempo, também deve eliminar o uso de boletos, agilizando as transações e diminuindo riscos de fraudes.

Integração Entre Bancos Centrais Ainda Não Está Definida

Enquanto cada país analisa a criação de suas moedas digitais, salvo a China, que já está em fase de teste da circulação do Yuan Digital, ainda não há uma definição se as moedas digitais serão integradas entre os bancos centrais.

A CBDC (Central Bank Digital Currency), nome americano utilizado para moeda digital oficial, ainda é algo centralizado em cada país e nem ao menos se tornou um projeto em alguns outros, mas em breve deverá estar integrada mundialmente e circulando de forma muito mais simples e rápida entre todas as nações.

 

Leia Também