REAJUSTE do salário mínimo pode impactar fortemente no seu bolso; entenda!
Veja quais são os cenários esperados
Durante a última semana, a discussão a respeito do reajuste no salário mínimo previsto para 2023 ganhou força. Nesse sentido, o Made, sediado na Universidade de São Paulo (USP), se empenhou em discutir os impactos esperados no poder de compra dos brasileiros nos próximos anos a partir das propostas de reajuste do salário mínimo.
De acordo com os dados, o reajuste poderá representar uma redução de “disponibilidade de comida” na cesta das famílias em um dos cenários. Por outro lado, a eleição de Lula no último domingo (30) traz expectativas de valorização do salário mínimo.

Cenários distintos de reajuste do salário mínimo
O salário mínimo tem como objetivo assegurar que o poder de compra dos trabalhadores se mantenha igual. O reajuste desse piso se dá periodicamente de acordo com os índices inflacionários. O que acontece é que, nos últimos 4 anos, o salário mínimo sofreu reajustes sem aumento real no piso nacional. Isso significa um comprometimento maior da renda das pessoas.
Nesse sentido, o Made-USP buscou analisar dois dos cenários prováveis de reajustes do salário mínimo, que podem representar uma diferença negativa de até R$ 262 ao longo dos próximos anos. Confira abaixo:
Cenário 1
De acordo com o modelo de reajuste do salário mínimo utilizado neste último governo, o trabalhador brasileiro poderia, nos próximos anos, sentir seu poder de compra diminuir. Isso acontece porque este supõe uma correção do piso que se daria pelo valor da inflação esperada para o próximo ano.
Dessa forma, as expectativas de inflação poderiam subestimar o seu valor realizado, o que implicaria em diminuição do valor real do piso salarial, podendo impactar negativamente na obtenção de comida das pessoas.
Cenário 2
Por outro lado, em um segundo cenário, é previsto um reajuste do salário mínimo baseado no crescimento do Produto Interno Bruto, o PIB. Aqui, baseando-se no desempenho do primeiro mandato do presidente Lula, é suposta uma recuperação da economia que implicaria no aumento real do piso salarial nacional.
De acordo com seu plano de governo e com as metas discutidas durante a campanha eleitoral, o presidente eleito para o seu terceiro mandato no último domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu a valorização do piso salarial como uma das prioridades do seu próximo governo, que se iniciará em janeiro de 2023. Nesse sentido, Lula prometeu aumento real do salário mínimo, com sua base de cálculo reajustada acima da inflação, considerando o crescimento médio do PIB.
Veja também: Imposto de Renda, salário mínimo, distribuição de renda e mais: PREVISÕES para o próximo ano!
O que esperar do reajuste do salário mínimo em 2023
No primeiro cenário considerado, de acordo com a proposta de orçamento de 2023, o reajuste do salário mínimo se basearia apenas no avanço da inflação e não implicaria em ganhos reais aos trabalhadores, diminuindo seu poder de compra.
Já no outro cenário considerado pela Made-USP, de maneira otimista, o piso salarial nacional tende a sofrer um aumento real. Para tanto, foi considerado como proxy, o desempenho do próprio governo de Lula, em seu primeiro mandato. Assim, a expectativa é de que o reajuste do salário mínimo se dê de forma positiva.
O chamado “governo de transição” divulgará, ainda no final deste ano, o valor oficial do salário mínimo que será estabelecido em 2023.
Veja também: ESTE é o salário mínimo ideal do Brasil: valor é polêmico e tem chocado os brasileiros