Quinto lote de restituição do IR: quem vai rece

Receita Federal paga em breve seu quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda! Saiba tudo sobre os pagamentos e veja como receber.

Quinto lote de restituição do IR já tem data de pagamento! É isso mesmo: a Receita Federal bateu o martelo e confirmou o depósito do quinto – e último – lote de restituição do Imposto de Renda de 2023 para ESTA data. Portanto, se você ainda não recebeu a devolução do tributo, vale a pena ficar de olho no guia que vamos mostrar abaixo. Afinal, é importante ficar de olho para não perder as datas!

A restituição do Imposto de Renda, para quem não sabe, nada mais é do que uma espécie de “devolução” de dinheiro para os brasileiros que pagaram valores a mais na Declaração de Renda da Pessoa Física. Todos os anos, milhões de contribuintes garantem acesso a essa restituição, e em 2023, a tendência se repete. Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o quinto e último lote de restituição do IR!

Quinto lote de restituição do IR já está disponível? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Quinto lote de restituição do IR já está disponível? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quantas pessoas declararam o IR em 2023?

Em 2023, os brasileiros tiveram a possibilidade de entregar a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física até o dia 31 de maio. Desse modo, quantas pessoas declararam os rendimentos tem tempo hábil?

Segundo dados do Governo Federal, a Receita recebeu 39.701.478 declarações em 2023. A quantia ultrapassou por pouco o número de declarações enviadas no ano passado.

Ainda de acordo com as informações da União, 62% dos brasileiros que declararam o Imposto de Renda poderão receber os pagamentos da restituição.

Veja também:  ESTES signos vão receber ÓTIMAS notícias até o dia 18 de setembro; o seu é um deles?

Quando o quinto lote de restituição do IR será pago?

Agora, temos um dos questionamentos mais importantes dos brasileiros: afinal de contas, quando o quinto lote de restituição do IR será pago?

Como citamos anteriormente, a Receita Federal já tem um calendário completo de pagamentos para todos os lotes de restituição. O cronograma não engloba apenas as datas de depósito, mas também os períodos de consulta.

Desse modo, veja abaixo o calendário completo das restituições do Imposto de Renda, e confira quando será pago o quinto lote:

  • 1º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta foi liberada no dia 24 de maio, pagamento foi disponibilizado no dia 31 de maio;
  • 2º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta foi liberada no dia 23 de junho, pagamento foi disponibilizado no dia 30 de junho;
  • 3º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta foi liberada no dia 24 de julho, pagamento foi disponibilizado no dia 31 de julho;
  • 4º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta foi liberada no dia 24 de agosto, pagamento foi disponibilizado no dia 31 de agosto;
  • 5º lote do Imposto de Renda 2023: Consulta será liberada no dia 22 de setembro, pagamento será disponibilizado no dia 29 de setembro.

Ou seja: em termos mais práticos, quem ainda não recebeu a restituição do IR, deve garantir acesso aos pagamentos até, no máximo, o dia 29 de setembro.

Quem pode receber o 5º lote de restituição do Imposto de Renda?

Basicamente, todas as pessoas que têm direito à restituição do Imposto de Renda, e que ainda não receberam os pagamentos, poderão garantir acesso aos valores no quinto lote da Receita Federal.

Ou seja: se você pagou a mais no Imposto de Renda, e ainda não recebeu a restituição, o pagamento provavelmente será disponibilizado no quinto lote.

O novo lote deve englobar, por exemplo, os brasileiros que declararam o IR entre 29 e 31 de maio. O número de depósitos, nesse sentido, deve ser um dos maiores do ano. Afinal, uma boa parte dos contribuintes só declara os rendimentos na última hora.

Além disso, as pessoas que caíram na malha fina do IR, e conseguiram regularizar a situação, também devem receber no quinto lote.

Como consultar e sacar o quinto lote de restituição do IR?

A consulta ao quinto lote de restituição do IR ainda não foi liberada! Só será possível consultar os valores a partir do dia 22 deste mês, na próxima sexta-feira.

Mas, seja como for, o processo de consulta é o mesmo dos lotes anteriores. Com isso em mente, veja abaixo o passo a passo completo:

  • Acesse https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/;
  • Na página inicial da plataforma, informe o seu CPF e data de nascimento;
  • Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  • Escolha a opção “Consultar a restituição”;
  • Informe, novamente, o seu CPF e a sua data de nascimento;
  • Informe o ano de exercício;
  • Complete o captcha para provar que você não é um robô;
  • Clique em “consultar”;
  • Pronto! A partir daí, você poderá conferir quando a sua restituição será liberada, além do valor completo de pagamento.

Quanto ao saque dos pagamentos, a transferência é realizada na conta bancária indicada pelos contribuintes na própria declaração. Se, por algum motivo, a Receita não conseguir depositar os valores na conta indicada, o dinheiro é transferido para o Banco do Brasil.

A partir daí, para retirar o saque, os beneficiários devem entrar em contato com a instituição por meio da Central de Atendimento, nos telefones 4004-0001 (para capitais), 0800-729-0001 (para outras localidades) e 0800-729-0088 (para pessoas com deficiência auditiva).

Veja também:  Bolsa Família será cancelado no mês de setembro para ESTES beneficiários; tenha cuidado!

E se eu não receber o quinto lote de restituição do IR? O que fazer?

Como você já pôde perceber, o quinto lote de restituição do IR representa também a última rodada de pagamentos da Receita para as declarações de 2023.

Portanto, o não recebimento da restituição no quinto lote pode indicar duas situações diferentes. Veja abaixo:

  • Você não tem direito ao pagamento (nesse caso, não há nada a fazer);
  • A sua declaração caiu na malha fina.

A “malha fina” acontece quando uma declaração de Imposto de Renda é retida pela Receita. Essa retenção costuma acontecer quando o órgão confirma divergências entre as informações declaradas pelo contribuinte e os dados disponibilizados por outras entidades.

Sendo assim, como conferir se a sua declaração de IR caiu na malha fina? Abaixo, mostramos o passo a passo completo para fazer isso:

  • Acesse o e-CAC da Receita Federal (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/Login);
  • Faça login na plataforma normalmente;
  • Escolhas a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  • Em seguida, acessa a aba “processamento” ou a área “Serviços do IRPF”;
  • Clique em “pendências da malha”;
  • Pronto! A partir daí, você poderá conferir se a sua declaração realmente caiu na malha fina, e o que é necessário fazer para regularizar a situação do documento.